Como divulgar sua empresa no Facebook em 3 passos

Com mais de 130 milhões de usuários mensais no Brasil, o Facebook se mostra uma das melhores redes sociais para divulgar seus produtos na internet nos dias de hoje. Nesse artigo você vai saber em apenas 3 passos como usar esse canal em suas estratégias de divulgação do seu negócio.

Indice

Muitos empresários, principalmente os que possuem pequenos negócios, não têm tanta facilidade com ferramentas digitais. Porém, divulgar no Facebook é essencial para alcançar os clientes.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2017, os brasileiros passam em média 3 horas e meia por dia nas redes sociais, sendo ele a segunda mais acessada. Só no Brasil, são 130 milhões de usuários mensalmente, ficando atrás apenas do Instagram. 

Por isso, preparamos um passo a passo para ajudar você usar o Facebook de forma mais profissional.

Passo 1: Crie uma página no Facebook

Você provavelmente já tem um perfil no Facebook, onde você vê as publicações de amigos, parentes e algumas páginas. Ele não é suficiente para você usar essa rede social de forma mais profissional. Então, é preciso criar uma página.

Ela possui recursos específicos para ajudar seu negócio a ser mais atrativo para os usuário da rede. Por meio dela você pode até mesmo criar uma loja virtual, caso precise. Além disso, ela permite a análise de diversos dados que ajudarão você a entender melhor o perfil das pessoas que buscam pelos seus produtos ou serviços.

Não se esqueça de preencher os dados da sua empresa, tais como o endereço, telefone e site (caso tenha). Além disso, é interessante escrever uma pequena apresentação do negócio. Isso ajuda as pessoas a conhecê-lo melhor.

Além disso, é muito importante que as imagens de perfil e de capa estejam adequadas ao negócio. Você pode até colocar algumas informações nelas, mas cuidado para não deixá-las sobrecarregadas.

Sendo assim, o mais usual é colocar sua logo na imagem de perfil. Já para a capa o mais comum é ter algo que remeta aos seus produtos ou serviços.

Passo 2: Interaja com seu público

Manter a página ativa é essencial para obter resultados efetivos ao divulgar no Facebook. Sendo assim é recomendado fazer publicações frequentes e regulares. Mas nada disso é mais poderoso do que a interatividades.

Por isso, curta os comentários e os retribua sempre que necessário. Nunca deixe de interagir com seus seguidores. Inclusive, lembre-se de responder o Messenger o mais rápido possível. Isso ajuda a melhorar a sua imagem junto à plataforma e ao seguidores e clientes.

É preciso ter muito cuidado com algumas publicações que podem gerar comentários que prejudiquem a sua imagem. Portanto, tenha muita cautela ao respondê-los, para não piorar a situação. Basta ser educado e evitar confrontos. De forma alguma seja agressivo ou use palavrões, por pior que tenha sido o comentário da pessoa.

Além disso, pode acontecer de algum seguidor deixar uma pergunta para a qual você não tenha uma resposta imediata. Nesses casos, é importante responder de forma sincera. Diga que irá analisar e retornar com uma posição definitiva posteriormente. Estabeleça um prazo e certifique-se de cumpri-lo.

Passo 3: Analise os dados

A própria plataforma fornece uma série de informações sobre sua página e seus seguidores. Elas são fundamentais para montar uma estratégia de publicação mais eficaz para divulgar no Facebook.

Por meio delas, você consegue identificar os melhores tipos de conteúdo, formatos de publicações e até os dias e horários ideais para fazer as postagens. Desta forma, você torna sua página ainda mais atrativa para quem realmente se interessa pelo o que a sua empresa oferece.

Mas, cuidado com as informações que, sozinhas, não representam mudanças financeiramente significativas para a sua empresa. São as chamadas métricas de vaidade. As principais são:

  • quantidade de seguidores;
  • curtidas nas publicações;
  • quantidade de comentários.

Um aumento nessas métricas, mesmo que expressivo, não indicam que a sua empresa está ganhando mais clientes. É preciso combinar esses dados com outros, para tirar conclusões mais fundamentadas.

Uma dica boa é combinar os dados extraídos do Facebook com as informações geradas pela equipe de vendas. Por exemplo, se uma publicação gerou 100 comentários, quantos desses ajudaram a gerar alguma ação secundária, como entrar em contato com a empresa, fazer um cadastro ou até mesmo adquirir um produto ou serviço.

Basta divulgar no Facebook que as vendas aumentam?

Isso vai depender muito de como você fará essa divulgação. O primeiro ponto é que não basta criar um página no Facebook para a mágica acontecer. O sucesso dessa empreitada envolve estratégia, muito trabalho e dedicação.

Mas, seguindo os 3 passos que trouxemos neste artigo, você estará no caminho certo. É claro que, à medida em que você for utilizando essa ferramenta, muitas dúvidas surgirão. Para isso, você pode sempre vir em nosso blog e consultar nossos materiais. Além disso, você pode nos contar suas dúvidas aqui mesmo, nos comentários. Teremos o prazer de ajudar você nessa caminhada!

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