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6 benefícios do marketing de conteúdo para empresas pequenas

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6 benefícios do marketing de conteúdo para empresas pequenas


O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes do inbound marketing. Afinal, são as suas práticas que sustentam o núcleo desse tipo de abordagem. Sendo assim, para conseguir atrair as pessoas certas, ele se preocupa em entregar valor para elas em forma de conteúdos relevantes.

Eles podem ser distribuídos em diferentes canais, como blogs e redes sociais e em diversos formatos, como artigo, infográficos e vídeos. Ou seja, ele proporciona uma variedade imensa de possibilidades para que seus clientes encontrem a sua empresa.

Ao contrários do que algumas pessoas ainda pensam, ele é ideal para PME’s e MEI’ e, neste post, vamos mostrar 6 benefícios que comprovam isso. Então, se você se enquadra nesse perfil, mas ainda não usa o marketing de conteúdo em seu negócio, fique até o final e confira o que você já está perdendo.

1. Geração de uma lista própria de e-mails

O envio de malas-diretas era uma prática bastante comum desde antes do surgimento dos e-mails. Com o passar do tempo, as empresas começaram a comprar e vender listas de e-mails umas às outras, como forma de aumentar a suas bases sob a justificativa de “quanto mais, melhor”.

Hoje a compra de listas é inaceitável por diversos motivos. Entre eles os mais graves são:

  • ela não é confiável e provavelmente está repleta de e-mails inválidos;
  • as pessoas não autorizaram essa transação e podem até processar os envolvidos;
  • não há como saber se essas pessoas são semelhantes à sua persona.

Por outro lado, por meio do marketing de conteúdo, é possível conseguir uma lista real e totalmente própria de endereços. Nesses casos, os leads ofereceram suas informações em troca de conteúdos de valor para eles. Assim, eles têm grandes chances de terem um perfil compatível.

2. Custo reduzido

Como empreendedor, você já deve ter imaginado uma propaganda do seu negócio veiculando na TV ou estampada em outdoors pela cidade. Em seguida, deve ter desistido da brilhante ideia por causa de seus altos custos. E se dissermos que você pode ter resultados melhores gastando infinitamente menos?

Enquanto um outdoor está em um lugar que depende da circulação de apenas uma parte da população de uma cidade, na internet o seu conteúdo está disponível para qualquer pessoa no mundo acessar. A qualquer momento.

Mesmo que seja necessário promover alguns desses conteúdos no começo, o investimento é bem menor do que em mídias tradicionais. Sem falar no e-mail marketing que pode ser enviado para milhares de pessoas praticamente de graça. Além disso, a segmentação do público que receberá as informações é muito mais precisa em todos esses casos.

3. Educação do mercado

Alguns mercados são mais tradicionais e seus produtos já são velhos conhecidos dos clientes. Outros, precisam ser um pouco mais explicados para que o possível cliente perceba valor em sua aquisição. Assim também ocorre com diversos serviços.

Imagine uma loja de calçados. Todo mundo sabe o que é um sapato e para quais ocasiões cada tipo é mais indicado, não é mesmo. Sendo assim, a quantidade de informações que uma pessoa precisa para decidir qual sapato comprar é pequena, se limitando a cor e modelo basicamente.

Agora imagine uma loja de calçados ortopédicos. Mais específico, concorda? Pois bem, aqui os cliente precisam de informações mais detalhadas, sobre as funções de cada modelo para escolher o que melhor atende à sua necessidade.

O marketing de conteúdo atua adiantando essa parte. Dessa forma, antes mesmo de ter um contato com o vendedor, o consumidor já pesquisou as informações que precisava. Logo, ele precisará discutir apenas o preço e condições de pagamento.

4. Maior alcance com assertividade

Lembra do exemplo do outdoor? Então, com o marketing de conteúdo o céu é o limite (ou quase isso!). Com o uso das técnicas corretas, uma divulgação de conteúdo pode ser feita de forma bastante abrangente e, ao mesmo tempo, totalmente direcionada. Apesar de estarmos falando de alcance, o maior foco aqui é a assertividade.

Isso significa que, em lugar de pagar uma campanha cara para atingir 30 mil pessoas, das quais 0,5% talvez se interessem pelo seu produto ou serviço, você pode gastar 5% do mesmo valor para alcançar 10 mil pessoas que tem as características de perfil da sua persona. O percentual de possíveis clientes nesse cenário é certamente muito maior! Lembrando que esses dados são apenas para efeito de exemplificação.

5. Melhora na comunicação e empatia com o público

O marketing de conteúdo proporciona uma coisa muito interessante que é o contato mais próximo com a audiência. Ou seja, existe uma comunicação que acontece em mão dupla, com o recebimento do retorno do público. Isso é extremamente rico para as estratégias de marketing e vendas, pois é daí que surgem as melhores ideias.

Ao aumentar a interação, fica mais fácil especificar quais são as principais dores dessas pessoas. Desse modo a sua empresa pode se adaptar para resolvê-las, saindo na frente da concorrência. Além disso, todo esse diálogo fortalece os laços emocionais entre seus cliente e sua marca, tornando-os ainda mais fiéis.

6. Maior volume de dados para análise

Do ponto de vista dos bastidores do processo de vendas, esse é um dos benefícios mais importantes do marketing de conteúdo. Isso porque toda pessoa que está na internet deixa rastros por onde passa. O que envolve tanto informações de perfil e preferências até as páginas visitadas e o tempo de permanência em cada uma.

Falando assim, pode parecer um pouco invasivo, mas não é nada demais, para quem está oferecendo esses dados. Por outro lado, são informações muito preciosas para quem precisa tomar decisões estratégicas sobre marketing e vendas. Por meio de análise e cruzamento de dados é possível identificar quais são os conteúdos mais acessados e qual é o perfil de quem os acessa.

O que serve como base para a definição de de diversos pontos dos planejamentos de conteúdo e de divulgação. Entre eles:

  • assuntos a serem abordados;
  • ajuste de linguagem;
  • melhores canais;
  • horário de publicações em cada rede social;
  • horário de envio dos e-mails;
  • tamanho ideal dos textos.

Mas muito cuidado com o marketing de conteúdo!

Antes de finalizarmos este artigo, precisamos deixar um alerta importante. O marketing de conteúdo promove todos esses 6 benefícios listados além de outros mais. Contudo, ele não é uma estratégia de curto prazo. Portanto, não espere perceber resultados em menos de 6 meses de trabalho intenso. Em alguns casos pode até levar um pouco mais de tempo, dependendo do que foi feito e do nicho de mercado.

Dito isso, a nossa dica final é: paciência e persistência! Acredite na qualidade do seu conteúdo e verifique os dados com frequência. Converse com a sua persona e peça a sua ajuda para manter a sua marca sempre próxima e relevante. Assim, os resultados virão e serão muito mais duradouros.

E aí, o que achou deste texto? Deixe seu comentário abaixo dizendo de qual desses benefícios a sua empresa está mais necessitada neste momento.