Como criar artes para divulgação do seu negócio

Existe um velho ditado que diz que a propaganda é a alma do negócio”. Isso posto, uma imagem mal-feita pode trazer diversos problemas para a empresa. Portanto, criar artes para divulgação é um assunto muito sério e precisa ser realizado com profissionalismo. Por melhores que sejam as intenções de parentes e amigos, se não houver um mínimo de técnica e bom senso, o resultado pode acabar prejudicando mais do que ajudando.

Então, veja porque essa questão é tão importante e quais são os pontos principais que precisam ser observados para garantir imagens de qualidade. No final, ainda falaremos sobre algumas ferramentas online que podem ajudar nessa empreitada. Acompanhe!

A importância de criar boas imagens

arte para divulgação

O texto é um excelente aliado da comunicação. Quando bem escrito, ele consegue transmitir as informações necessárias de forma bastante eficiente. Contudo, algumas situações são melhor explicadas de forma gráfica. É o caso das postagens nas redes sociais, por exemplo.

Em primeiro lugar, porque as pessoas têm preguiça de ler. Não é culpa delas, afinal, a decodificação das palavras requer muito mais esforço mental do que a visualização de uma imagem. Além disso, ela ajuda a contextualizar e ilustrar a informação. Nesse ponto, as artes para divulgação tornam a comunicação mais atraente e eficaz.

Dicas para iniciantes em artes para divulgação

Apesar de todas as vantagens das imagens nas peças publicitárias é fundamental ter bastante cuidado. Uma peça de divulgação representa a sua empresa em diversos aspectos. Sendo assim, os clientes vão associar sua marca àquela arte. Para garantir que elas tenham um mínimo de qualidade, mesmo que feitas de forma amadora, confira algumas dicas essenciais.

Seja objetivo no texto

arte para divulgação

Como dissemos, os textos são mais difíceis de serem absorvidos do que imagens. Por isso, é fundamental que você consiga transmitir a mensagem desejada da forma mais sucinta possível. Inclusive, o Facebook não aceita imagens com muito texto para a veiculação de anúncios.  A melhor forma de contornar essa questão é utilizar o campo de descrição para colocar as informações adicionais.

Use imagens de alta qualidade

A resolução conta muito na qualidade final das artes para divulgação. Se a definição estiver muito baixa, a imagem fica com aspecto borrado ou tremido. O que é muito ruim para a visualização. Além disso, se você quer postar fotos dos seus produtos, garanta que elas serão bem tiradas para passarem um boa impressão.

Deixe os elementos bem alinhados

Um erro bastante comum é a falta de cuidado com a posição dos elementos na imagem. Veja os 2 casos a seguir. O primeiro é a apresentação de cabelos cuidados por um cabeleireiro. Note que as fotos se sobrepõem e fica difícil ver exatamente os resultados de cada uma delas. O segundo é a divulgação de um festival de pizza, na qual o texto foi colocado sobre a imagem ficando ilegível.

arte para divulgação
Exemplo 1
arte para divulgação
Exemplo 2

Crie variações da mesma arte

Uma forma de facilitar a criação de artes para divulgação é criar alguns modelos reutilizáveis. Por exemplo, se para uma lanchonete que tem promoções recorrentes, pode ser produzida uma imagem de base onde sejam atualizadas as informações dos produtos e valores, tal como nos painéis e banners físicos.

Use corretamente as cores

De acordo com estudos da área de psicologia, as cores exercem influência sobre a forma como avaliamos as marcas e as peças publicitárias. Dessa forma, para causar o efeito esperado, é importante acertar na escolha das cores. O gráfico acima mostra algumas nuances e exemplos de empresas que usam dessa estratégia com sucesso.

Ferramentas online para quem quer começar

Agora que falamos dos pontos mais importantes a serem observados durante a confecção de artes para divulgação, vamos mostrar algumas ferramentas que vão ajudar nesse sentido. Veja a seguir.

Canva

O Canva é uma ferramenta bastante simples e intuitiva. Ele possui diversos modelos prontos para variadas finalidades. Além disso ele conta com alguns exemplos para fazer pequenas alterações, facilitando o processo. Ele permite a criação de projetos colaborativos mesmo na versão gratuita e tem um banco de imagens embutido.

Adobe Spark

O Spark é uma das ferramentas da Adobe, que é a principal empresa do segmento de artes visuais no mundo atualmente. Seu produto mais famoso é o editor de imagens Photoshop, muito usado para o tratamento de fotos. O foco do Adobe Spark é a criação de imagens para as redes sociais e panfletos para divulgação online entre outras funcionalidades.

Outro recurso interessante que ele oferece é um editor de áudio, que pode ser usado para montar uma vinheta para o YouTube, por exemplo.

PIXLR

O Pixlr é uma plataforma que dispõe de 2 opções de ferramentas. Para quem já tem familiaridade com outros editores de imagem, ela oferece o Pixlr editor. Trata-se de uma versão mais completa e, portanto, um pouco mais complexa. Mas, se você nunca teve contato com esse tipo de programa a melhor opção é o Pixlr Express. Ele conta com diversos templates e funcionalidades que ajudam a elaborar artes incríveis.

Crello

O Crello é um serviço online totalmente focado nas redes sociais. Diante disso ele é limitante para outros usos. Contudo ele permite a criação de imagens animadas, que chamam mais atenção e podem dar um toque especial em alguns casos.

Enfim, não importa a ferramenta, mas sim que as artes para divulgação do seu negócio sejam feitas com critério e seguindo as dicas que demos aqui. Assim, você garante que a mensagem será passada corretamente e sua empresa não será mal vista.

Se você está precisando de inspiração, confira as imagens do nosso Instagram. Aproveite a visita e comece a nos seguir!

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