Novas tecnologias que podem impactar seu negócio

O mercado está em constante evolução baseado, principalmente, no surgimento de novas tecnologias. Além das mudanças provocadas no comportamento do consumidor, tais novidades têm proporcionado grandes transformações na forma como as lojas oferecem seus produtos e serviços.

Muitas coisas que assistimos nos filmes futuristas das décadas de 80 e 90 já são realidade nos dias atuais. Algumas, como as lojas autônomas, requerem um investimento mais alto e tecnologia de ponta. Entretanto, há outras que exigem de um esforço muito menor e podem ser aplicadas até mesmo em pequenos negócios.

Então, neste artigo, vamos falar sobre algumas dessas novidades que têm causado impacto direto no varejo. Você vai perceber que a revolução tecnológica está mais perto do seu negócio do que imagina. Confira!

Lojas autônomas

Já imaginou ir ao mercado, colocar suas compras na sacola e sair sem precisar passar no caixa? Pois esse tipo de mercado já existe, inclusive no Brasil!

O conceito de loja autônoma consiste na ausência de interação humana. Ou seja, desde a entrada até a saída o cliente não tem contato com nenhum funcionário. Sendo assim, toda a compra é feita de forma eletrônica e automática.

Resumidamente, a pessoa precisa baixar um aplicativo em seu smartphone e utilizá-lo para entrar na loja. Depois ela escaneia os produtos que pretende levar e, ao sair da loja, eles são cobrados automaticamente na conta cadastrada no app.

Veja como funciona a Zaitt, o primeiro mercado autônomo da América Latina:

Nos EUA a Amazon Go oferece um serviço bastante similar, desde 2016. Porém, a única diferença é que lá o cliente não precisa escanear os produtos que pretende levar. Portanto, a loja é capaz de fazer a identificação automática de tudo.

Esse modelo de vendas foi pensado e criado para atender a uma necessidade dos consumidores. Os estabelecimentos funcionam 24 horas por dia e não existem filas. Dessa forma as compras podem ser feitas de forma muito mais rápida e prática.

Realidade virtual e realidade aumentada

Tanto a realidade virtual quanto a realidade aumentada são formas de simular uma experiência real por meio de programas computacionais. Apesar de serem mais conhecidas no universo do entretenimento, essas novas tecnologias se aplicam em diversas situações.

Na realidade virtual, é bastante comum o uso de óculos especiais, que ajudam a privar os sentidos de quem está usando. Assim, a atenção do cérebro fica voltada apenas para os estímulos virtuais. Por isso a experiência se aproxima tanto de uma vivência real.

Por outro lado, na realidade aumentada a intenção é simular o resultado de algo. Por exemplo, se você é dono de uma loja de roupas, é possível fazer uma simulação de como a roupa ficará no corpo do cliente por meio de um aplicativo.

Inteligência artificial

A inteligência artificial consiste em uma análise automatizada de dados a fim de gerar informações relevantes para a tomada de decisão. Pode parecer algo complicado, entretanto é bastante simples de compreender.

Você se lembra daquela antiga vendinha do bairro? O dono dessa vendinha provavelmente tinha um caderno onde anotava diversas informações de seus clientes. Até mesmo os itens comprados que seriam pagos depois.

Com base nesse caderno, ele podia saber quais eram os produtos mais vendidos e as preferências de cada cliente. Inclusive, era possível saber os melhores momentos para dar descontos e renovar o estoque.

Pois bem, a inteligência artificial busca fazer o mesmo, mas de forma automática. Portanto, no varejo ela é fundamental para ajudar na elaboração das melhores estratégias de vendas. Por meio do cruzamento de dados, o software pode até lhe surpreender com informações que você não sabia sobre seus clientes.

Internet das coisas

A internet das coisas é uma dessas novas tecnologias que pareciam muito futuristas há pouco tempo, mas que já estão presentes e incorporadas no nosso cotidiano. Ela busca tornar os objetos cada vez mais conectados e sua aplicabilidade é infinita.

Você pode usá-la para melhorar a experiência do cliente em sua loja, oferecendo produtos e ofertas direcionadas. Nos bastidores, é possível monitorar de forma mais precisa o transporte de mercadorias, realizar monitorar a necessidade de manutenção de equipamentos e mais uma infinidade de cenários.

Como vimos, as evoluções que temos nos dias atuais são frutos de muita análise de dados. Afinal, foi estudando o comportamento e anseios das pessoas que as novas tecnologias foram sendo desenvolvidas. O que mostra o quão importante é basear as decisões nas informações que os próprios clientes fornecem.

Seguindo essa mesma premissa, o marketing tem avançado bastante na compreensão das necessidades do público. Assim ele tem proporcionado ganhos expressivos a custos cada vez mais baixos. Se você ainda não conhece esse conceito, confira nosso artigo sobre Marketing Digital.

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