Marketing digital: será que seu negócio precisa disso?

O comportamento do consumidor mudou bastante nas últimas décadas por causa da popularização da internet. Com isso, o marketing digital para pequenas e médias empresas se tornou uma forma indispensável para que pequenos negócios alcancem o sucesso.

Neste artigo, vamos mostrar suas principais vantagens e ainda daremos algumas dicas para saber se está na hora da sua empresa entrar no mundo digital. Então, leia até o final e aproveite!

Veja as vantagens do marketing digital para sua empresa

O marketing digital revolucionou a forma de fazer a divulgação de produtos e serviços. Suas técnicas podem ser utilizadas por empresas de diferentes tamanhos e segmentos de mercado. Tudo isso, oferecendo benefícios muito importantes, como você vai conferir nos tópicos a seguir.

Baixo investimento

O marketing off-line é composto por canais e estratégias muito caras. Os principais meios de comunicação nesses casos são a TV, rádio, jornais e outdoors. Para todos esses, o empresário precisa investir bastante, sem ter a certeza do retorno.

No caso de marketing digital, o valor das campanhas é infinitamente menor. Além disso, existe uma séries de ações que podem ser feitas sem custo. Portanto, mesmo as empresas pequenas e com pouco capital podem conseguir excelentes resultados.

Mais efetividade nas campanhas

O marketing digital para PME é muito mais efetivo do que a forma tradicional de divulgação. Ele pode ser ainda mais preciso quando utilizado em conjunto com o inbound marketing (marketing de atração). Isso ocorre porque é possível fazer um direcionamento mais específico das campanhas.

Você pode determinar datas, horários e até mesmo para quais pessoas um anúncio será veiculado. Além disso, com base nas informações coletas em seu site e suas redes sociais, é possível traçar um perfil mais exato para seu público. Sendo assim, você pode criar novas campanhas ainda mais aderentes a ele.

Metrificação mais precisa

Uma das principais vantagens do digital versus off-line e a metrificação. Imagine que você desembolsa uma fortuna em um anúncio na TV. Por mais que você perceba que suas vendas tenham aumentado, você não sabe exatamente quantas pessoas chegaram até a sua empresa por meio deste anúncio.

No marketing digital a história é outra. Você tem dados precisos sobre quantas pessoas foram impactadas por suas publicações. Com uma boa integração entre seu time de marketing e o de vendas, é possível descobrir, com exatidão, quanto de receita cada ação gerou. Até mesmo aquelas que não envolvem investimento.

Saiba quando levar sua empresa para o mundo digital

Apesar de todos os benefícios apresentados, muitos empresários ainda pensam que talvez não seja o melhor momento para dar esse passo. Se esse é o seu caso, vamos mostrar 3 sinais de que sua empresa precisa do marketing digital com mais urgência.

Sua empresa ainda está começando e precisa ser conhecida no mercado

Para quem está entrando no mercado agora, conquistar um espaço pode ser bem difícil. Afinal, sua clientela ainda é pequena. Portanto, existe uma ansiedade em ver o negócio de firmar mais rapidamente.

Por meio da internet é muito mais fácil fazer uma divulgação em massa barata e eficaz. Com isso, é possível conseguir aumentar a presença digital do seu negócio e conquistar espaço no mercado e novos clientes.

Sua empresa é experiente, mas as vendas estagnaram

Todos os dias centenas de empresas fecham suas portas por falta de clientes. Em contrapartida, a população mundial segue aumentando. O que acontece é que essas pessoas mudaram de comportamento e nem todas as empresas conseguiram acompanhá-las.

Se a sua empresa já está há muitos anos no mercado, mas você sente que as vendas estagnaram ou até mesmo diminuíram, é hora de tomar uma atitude. Seus clientes estão na internet, então você também deve estar para conseguir conquistá-los.

Você pretende expandir seu negócio

Seja por uma necessidade financeira ou por uma vontade de crescer, chega um momento em que as vendas precisam aumentar. Não adianta pressionar o time de vendas ou estabelecer metas mais ousadas. É preciso oferecer estratégias mais eficientes para buscar novas pessoas interessadas em seus produtos ou serviços.

Nesse sentido, o uso do marketing digital para sua empresa pode trazer uma diferença significativa. Além de aumentar a quantidade de pessoas que conhecerão a sua marca, ele ainda é capaz de acelerar o processo de venda e aumentar sua efetividade.

Enfim, ele pode ser útil a qualquer momento, desde que seja feito de forma consciente e sustentável. Para isso, é importante ter conhecimento sobre as ferramentas e práticas. Você pode começar a se aventurar por conta própria, mas contar com uma agência ou consultoria especializada é fundamental para obter resultados expressivos.

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