fbpx

Manutenção de site: 4 melhorias importantes para ter um site mais atrativo

manutenção de sites

Manutenção de site: 4 melhorias importantes para ter um site mais atrativo


A manutenção de sites é um assunto que nem sempre está entre as prioridades dos empresários e muitos deles criam sites apenas para terem uma vitrine da sua empresa na internet.

Mas, para garantir bons resultados, é preciso que o site seja sempre atualizado e utilize boas práticas. Só assim ele será encontrado pelos mecanismos de busca.

São diversos aspectos que podem influenciar na forma como as pessoas chegam e permanecem em um site. E a atualização visa ajudá-lo a se adequar nesse mundo que evolui cada dia mais rápido.

Neste artigo, vamos explicar quais são as 4 principais melhorias que certificam se um site é de qualidade. Então, aproveite!

1. Otimização

Vamos começar nossa lista com uma parte mais técnica, mas não se assuste. Em resumo, essas melhorias são feitas para que o seu site seja encontrado por ferramentas como o Google ou Bing por exemplo.

Para tal, é preciso realizar uma série de adaptações que envolvem programação e otimizações no conteúdo no site. Vamos conhecer as principais abaixo.

SEO

O SEO — Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca —  é um conjunto de técnicas que tornam as páginas mais atrativas e fáceis de serem encontradas pelas as ferramentas de busca.

Pense na seguinte situação: uma pessoa precisa de uma nova camisa social. Então ela entra no Google e digita: “camisa social”. A ferramenta vai procurar entre centenas de milhares de páginas aquelas que melhor resultado que corresponde à pesquisa feita.

Se você tem uma loja que vende camisas sociais e usa as práticas de SEO seu site estará melhor posicionado quando alguém realizar uma pesquisa usado a palavra chave “camisa social”.

Quando falamos de melhor resultado é porque o Google usa a semântica. Sendo assim ele procura em toda internet o conteúdo com a melhor resposta para o usuário. em seguida ele os ordena de acordo com a relevância e qualidade. Entre fatores considerados, estão os acessos de outros usuários, independentemente do produto ou serviço que você oferece.

Responsividade ou Mobile Friendly

De acordo com o IBGE, 69% dos brasileiros acessam a internet pelo celular. Sendo assim, é preciso que seu site tenha um layout adaptável para as telas dos smartphones.

Existem duas formas de fazer isso. A primeira é a responsividade. Por meio dela, o seu site se adapta ao ser acessado via celular ou tablet. Já no mobile friendly, é criada uma versão exclusiva para dispositivos móveis.

A grande diferença entre essas duas formas é que a primeira é uma adaptação do conteúdo já existente nas páginas ajustando o tamanho de botões e menus para que tenham um visual atraente em telas menores. Enquanto na segunda tudo é criado e pensado para proporcionar a melhor experiência do usuário.

Para as ferramenta de busca, sites que possuem um desses dois recursos ganham mais pontos. Principalmente quando a pesquisa é feita por meio de um celular ou tablet. Logo a manutenção de sites deve contemplar esse item.

2. Design

Já falamos sobre como deixar seu site mais atraente para as ferramentas de busca, agora vamos falar sobre seus clientes. Afinal, de nada adianta fazer manutenção de sites seguindo todas as boas práticas de SEO se as páginas não forem interessantes e bonitas. Inclusive, um dos pontos mais importantes do ranqueamento é o volume de acessos e permanência nas páginas.

Portanto, é fundamental tornar o site mais cativante para as pessoas. Isso pode ser feito, entre outras coisas, com base em dois aspectos que vamos detalhar adiante. Acompanhe.

Usabilidade

A usabilidade está relaciona à forma como os visitantes navegam em seu site e encontram as informações. Sendo assim, quanto melhor ela for, mais fácil e intuitivo ele é.

É um ponto bastante importante, visto que influencia diretamente na experiência do cliente. Comparado a um supermercado, seria a forma como os produtos estão expostos nas prateleiras. Se eles estiverem bem organizados, de acordo com critérios que fazem sentido, os visitantes encontrarão o que precisam com facilidade e ficarão satisfeitos.

Do contrário, isso pode causar um experiência negativa e a pessoa, além de não voltar, pode deixar de recomendar à outras pessoas.

Layout

O layout está ligado à parte estética do site. Existe um ditado popular que diz: “beleza não põe a mesa, mas abre o apetite”. Ou seja, a aparência do site pode não definir se ele é bom ou não, mas um site “feio” com certeza afasta os visitantes.

Portanto, evite a poluição com excesso de cores e elementos. Isso pode deixá-lo visualmente cansativo. Busque utilizar detalhes que o deixe moderno e bem-feito.

3. Comunicação

Uma das funções principais de um site é ser um canal de comunicação entre sua empresa e seus clientes. Por isso, é fundamental manter as informações de contato atualizada. Então, lembre-se de verificar se os telefones, e-mails e endereço da empresa estão corretos.

Além disso, é interessante incluir na manutenção de sites a implantação de uma ferramenta de chat on-line. Elas têm sido utilizada por diversas empresas atualmente e é uma excelente forma de manter um diálogo rápido e focado com o visitante. A principal vantagem é que as mensagens são respondidas em tempo real.

Muitas vezes, a pessoa precisa tirar apenas uma dúvida simples antes de decidir se compra ou não o seu produto ou serviço. Por meio do chat essa dúvida pode ser sanada em poucos minutos e uma venda pode ser fechada rapidamente.

4. Segurança

Por último, mas não menos importante, é preciso falar sobre segurança de dados. Os sites que não passam por atualizações periodicamente estão mais sujeitos a ataques virtuais. Afinal, os softwares maliciosos também evoluem com o tempo e miram sites vulneráveis.

Isso é muito sério, pois por meio de um ataque desses a sua empresa pode sofrer diversos tipos de problemas.

Um exemplo atual é o sequestro de dados. Os bandidos invadem seu site, removem seu acesso à arquivos e dados e cobram um resgate para devolvê-los.

A manutenção de sites bem-feita pode evitar situações como essa e trazer mais tranquilidade para seu negócio. Com isso, todas as possíveis “brechas” são fechadas e seu site e sistemas ficam mais seguros.

Enfim, já deu para perceber que a manutenção de sites é muito importante para garantir resultados melhores para a sua empresa, não é mesmo?

Se você está precisando aumentar as visibilidade do seu negócio e conquistar novos clientes, esse pode ser o primeiro passo.

Então, não deixe para depois! Entre em contato conosco e faça um orçamento, sem compromisso, para a atualização do seu site.