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6 dicas de vendas online infalíveis para pequenos negócios

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6 dicas de vendas online infalíveis para pequenos negócios


A mudança no comportamento dos consumidores brasileiros têm obrigado as empresas a se adaptarem. Por isso, elas têm aderido, cada vez mais, às vendas online. Só em 2017, elas cresceram 12%. Além disso, a previsão para 2018 é que o aumento seja ainda maior, podendo alcançar os 15%.

Essa taxa proporcionou a volta dos bons resultados no comércio em geral, que estava vindo de 3 anos consecutivos de índices negativos. Portanto, fica claro que quem não seguir essa tendência pode acabar ficando para trás.

Entretanto, nem todos os empresários têm facilidade com as ferramentas digitais e acabam adiando a decisão de levar seu negócio para a web. Se esse for o seu caso, você precisa saber os riscos que está correndo. Afinal, quanto mais tempo demorar, mais clientes pode deixar de conquistar.

Então, neste texto, separamos 6 dicas de vendas online para você começar alavancar suas vendas usando a internet a seu favor. Aproveite!

1. Tenha um bom site

Antes que você pense que criar um site é caro, difícil e que não dá resultados, queremos lembrar que, a cada dia que você demora para fazer o seu, um concorrente é encontrado no Google por uma pessoa que poderia ser sua cliente. Então, é melhor começar logo, não é mesmo?

Se a sua empresa já tem uma página na internet, mas ela não tem gerado clientes para seu negócio é sinal de que ela não está boa ou poderia estar melhor. Esse problema pode ser causado por uma série de fatores e os erros mais comuns são:

  • ela é antiga ou não está sendo atualizada;
  • ela não está otimizada para as ferramentas de busca;
  • ela não tem uma aparência moderna e atrativa para os usuários;
  • ela não tem conteúdos relevantes para seu público.

Sendo assim, é importante contar com profissionais especializados para fazer uma manutenção periódica. Nela, podem ser revistos itens simples, como atualização de informações no rodapé ou até mesmo os mais complexos, como uma mudança geral na aparência do site. Tudo isso aumenta sua capacidade de vendas online.

2. Use o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta criada pelo principal site de buscas da internet para ajudar empresas a serem encontradas na web. Nele, você cadastra os seus dados e ainda pode criar um site simples em poucos minutos.

A grande vantagem de usá-lo é poder configurar as informações que as pessoas verão quando procurarem pelo seu negócio. Ou seja, você escolhe o que destacar de mais importante.

Além disso, o Google vê com bons olhos aqueles que usam suas ferramentas de forma integrada. Dessa forma, a geração de anúncios, por exemplo, pode gerar ainda mais resultados, como abordaremos mais à frente.

3. Use as redes sociais estrategicamente

As redes sociais podem ser grandes aliadas na hora de gerar vendas online. É possível realizar todo o processo de negociação e fechamento de uma venda usando o Facebook, Instagram ou o WhatsApp, por exemplo.

O ponto principal é usar esses canais para a divulgação dos seus produtos ou serviços. Mas é importante lembrar que as pessoas não gostam de ter seus momentos de descanso invadidos. Sendo assim, é preciso usá-los de forma inteligente.

Uma boa estratégia é mesclar postagens de divulgação com conteúdos que sejam interessantes para o seu público, como dicas e materiais humorísticos.

Ao perceber uma intenção de compra é hora de aplicar as técnicas de vendas que você já conhece, por meio de uma conversa direta, franca e amigável. É claro que alguns detalhes, como a forma de pagamento e entrega, devem ficar muito bem alinhados e precisarão serem feitos à parte. Mas o essencial, que é conquistar o cliente, já foi feito.

4. Anuncie no Google, Facebook e Instagram

O uso de anúncios tanto no Google quanto nas redes sociais em geral não é uma obrigatoriedade. Inclusive, todas as dicas até aqui, não envolviam o pagamento de publicidade. Entretanto, os efeitos podem ser muito mais significativos, principalmente para quem está começando na web.

Portanto, é uma estratégia válida e que gera excelentes resultados. Mas se você não tem tanta pressa em obter ganhos expressivos, você pode economizar com isso.

5. Envie e-mails

Dizer que o e-mail vai acabar é a mesma coisa de dizer que as bibliotecas vão acabar. Por mais que a tecnologia avance, o e-mail ainda é o principal meio de comunicação com seu clientes. Sobretudo agora que eles chegam no celular e até mesmo em alguns relógios inteligentes.

Então, é possível sim aumentar suas vendas usando o envio de e-mail marketing. Inclusive, as estratégias de marketing mais recentes baseiam-se no uso dessa ferramenta para melhorar os resultados das empresas de forma muito mais barata.

Você pode fazer como nas redes sociais, enviando e-mails com ofertas e promoções além de alguns com conteúdos mais informativos.

6. Produza conteúdos relevantes

Já comentamos mais de uma vez sobre a importância da produção de conteúdo relevante. Acontece que o comportamento dos consumidores mudou e as pessoas usam cada vez mais a internet para tirar suas dúvidas antes de comprar um produto ou contratar um especialista.

Isso acontece com médicos, engenheiros, advogados, farmacêuticos, nutricionistas e com varejistas em geral.

Antigamente as pessoas saíam de suas casas e passavam o dia entrando em várias lojas até definirem o que e onde comprar. Hoje, elas pesquisam tudo pelo celular. E a maioria compra ali mesmo, sem sequer se levantar do sofá.

As empresas que fornecem a informação que os consumidores procuram ganham sua confiança e, dessa forma, quando decidem que chegou o momento de comprar, eles escolhem quem já conhecem.

É como diz o ditado, “quem não é visto, não é lembrado”. Então, a produção de conteúdos relevante é a nossa dica mais importante para potencializar suas vendas e ser conhecido e reconhecido no mundo digital.

Dica bônus: aumente suas vendas online com um blog

Antes de terminar temos uma dica bônus para você: crie um blog! Ele irá potencializar sua estratégia com o que chamamos de marketing de atração. Além disso, é a melhor (e mais barata) forma de reunir os conteúdos e gerar tráfego orgânico e atrair seu público.

Sendo assim, os textos produzidos para ele, se criados de forma correta, podem ajudar o seu site a ser encontrado mais facilmente no Google. Ou seja, são mais chances das pessoas certas encontrarem a sua empresa e se tornarem seus clientes.

Enfim, se você gostou deste texto e já está pensando em aplicar todas essas dicas de vendas online, vamos adorar ajudá-lo nessa caminhada. Então, assine a nossa newsletter para receber novas dicas e também outros conteúdos sobre o assunto!