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Métricas do marketing digital para varejo

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Métricas do marketing digital para varejo


A administração de uma empresa requer um acompanhamento constante dos seus resultados. Por isso, é fundamental contar com estratégias e ferramentas que auxiliem tanto na coleta quanto na análise dos dados. Nesse sentido, as métricas do marketing digital proporcionam uma visão muito mais detalhada e assertiva da situação atual, o que garante mais segurança na hora de tomar decisões importantes.

Se você enfrenta dificuldades para identificar, em detalhes, as condições reais do seu negócio, este texto vai lhe ajudar! Nele você vai aprender a definir o que deve ser medido e quais são as principais metas de marketing e financeiras que ajudarão nesse processo. Então, fique atento e boa leitura!

Definição das estratégias

Antes de pensar nas métricas a serem acompanhadas, é preciso traçar uma estratégia de marketing e vendas. Nela serão determinados os objetivos e metas a serem alcançados e, a partir disso, os caminhos que serão seguidos. Afinal, existe uma grande diferença entre quem pretende aumentar o volume de vendas e quem deseja melhorar a percepção da marca no mercado.

Sendo assim, comece estabelecendo qual será o foco principal das ações. O ideal é escolher apenas uma coisa, trabalhar arduamente nela e, só depois de conquistada, partir para o próximo desafio. Tendo isso decidido, fica mais fácil de aliar às metodologias e ferramentas mais adequadas, bem como às métricas que fazem mais sentido.

Métricas do processo de marketing digital

Depois de definir quais serão as metas e como elas serão alcançadas, é importante acompanhar o andamento das ações. Para tal, temos as métricas do marketing digital que podem ter 2 tipos de direcionamento.

O primeiro viés é mais voltado para a gestão das ações de atração e manutenção de clientes. Já o segundo, tem uma abordagem mais financeira. Então, vamos começar falando um pouco mais sobre aquelas direcionadas para o marketing em si.

Total de visitas

No marketing digital o total de visitas é uma métrica que apresenta a quantidade de vezes que o seu site foi visitado. Fazendo um paralelo com o mundo off line, seria o mesmo que medir quantas pessoas entraram na loja ao longo do dia. Esse indicador é ainda mais significativo para quem pretende aumentar o reconhecimento da marca, pois quanto mais pessoas acessarem o site, melhor.

Novos visitantes

A métrica de novos visitantes considera apenas as pessoas que estão visitando o site da sua loja pela primeira vez. Ou seja, esse dado é essencial para ver o crescimento da empresa no mercado. Afinal, quanto maior for o números de novos visitantes, mais conhecida o seu estabelecimento está ficando.

Fontes de tráfego

Entre as principais métricas do marketing, a fonte de tráfego é uma das mais estratégicas pois ela mostra de onde estão vindo das visitas. Isso ajuda a definir quais serão os canais a serem priorizados e, por outro lado, quais precisarão de uma atenção maior para gerar bons resultados. Confira as fontes mais comuns, no quadro abaixo.

FonteDescrição
DiretaQuando a pessoa digitou o endereço do seu site diretamente na barra do navegador
Redes SociaisQuando a pessoa chegou até o seu site por meio de um link que estava em alguma rede social, como o Facebook e Instagram
Google OrgânicoQuando a pessoa entrou em seu site por meio de uma pesquisa feita no Google
AnúncioQuando a pessoa encontrou o site por meio de um anúncio

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é o índice que mostra o percentual de pessoas que entraram no seu site mas saíram em poucos segundos. Ou seja, o seu site não está atraente ou de fácil navegação. É como se essa pessoa entrasse na sua loja, olhasse rapidamente para as prateleiras e saísse sem sequer falar com um vendedor.

Se esse valor estiver muito alto, é importante averiguar o motivo. Muitas vezes o quadro pode ser revertido fazendo pequenas mudanças.  

Taxa de conversão

A última das métricas do marketing que vamos abordar é a taxa de conversão. Ela indica o percentual de pessoas que executaram algumas ações específicas em seu site. As principais são:

  • assinou a newsletter;
  • preencheu o formulário de contato;
  • adquiriu algum material rico;
  • comprou na loja virtual.

Taxas de conversões mais altas indicam que você está atraindo as pessoas certas para o seu site. Do contrário, pode estar acontecendo duas situações: ou a estratégia de atração precisa ser ajustada ou o seu site não está persuasivo o suficiente.

Métricas financeiras de marketing

As métricas do marketing digital também podem ter uma entonação mais financeira. Inclusive, esse é um ponto muito relevante, pois possibilita análises mais aprofundadas e fundamentadas. Vamos conhecer as que são mais utilizadas no setor varejista.

CAC – Custo de Aquisição de Clientes

O CAC é um indicador que mostra o quanto foi gasto nas ações de marketing para conquistar cada cliente. Além disso, ele é bastante simples de ser calculada, bastando pegar a soma dos valores gastos em campanhas, anúncios e materiais de divulgação e dividir pela quantidade de clientes conquistados.

Essa métrica do marketing é muito eficaz para elaborar orçamentos e identificar pontos de melhorias na estratégia. Por meio dela, é possível entender quais são os canais mais custosos e quais são os mais rentáveis.

LTV – Valor Vitalício do Cliente

O LTV indica quanto cada cliente rende para empresa ao longo de todo o tempo em que ele se relaciona com ela. Portanto, ele é um excelente indicador para traçar estratégias futuras e ter maior previsibilidade de faturamento. Em alguns tipos de negócios ele pode ser mais perene e em outros mais pontuais.

Por exemplo, imagine uma barbearia. Se cada cliente frequenta cerca de uma vez a cada 15 dias seu LTV será a soma de todas as vezes que ele compareceu desde a primeira visita. Por outro lado, em uma loja de eletrodomésticos, a frequência da compra será menor, mas o cálculo é o mesmo.

MRR – Receita Mensal Recorrente

A Receita Mensal Recorrente é uma métrica financeira que auxilia na gestão cotidiana da empresa. Isso porque ele mede os valores recebidos com regularidade. É mais utilizado para serviços com pagamento de mensalidades, tais como cursos profissionalizantes e planos de assinatura diversos.

Ela funciona também como um alicerce para o planejamento de expansão do negócio. Assim sendo, ao saber qual é a recorrência de receita, fica mais fácil entender os limites a serem respeitados e as ações mais adequadas e seguras para fazer o negócio crescer.

ROI – Retorno Sobre o Investimento

O ROI é o indicador mais amado pelos empresários. Afinal, ele é muito utilizado em todos os setores da empresa. Além disso, ele ajuda a entender se um investimento está valendo a pena. No marketing tradicional ele é um pouco mais difícil de ser medido com precisão, visto que as características dos canais não permitem muito detalhamento.

Contudo, no marketing digital isso é bem mais tranquilo. Cada ação gera uma série de dados e informações que podem ser analisadas sob diversos ângulos. Além disso a coleta é feita em tempo real, o que permite que as estratégias sejam adaptadas com agilidade. Dessa forma, é possível garantir sempre o melhor ROI, mesmo frente às constantes mudanças no comportamento do consumidor.

Enfim, conhecendo as métricas do marketing digital você será capaz de entender melhor qual é a situação real da sua empresa e quais são as mudanças que precisarão ser feitas para reverter possíveis problemas. Quanto antes você começar a acompanhar esses indicadores, melhor será para o seu negócio e maiores serão suas chances de sucesso no mercado.

Se você entendeu a importância de seguir essas métricas, mas ainda está um pouco perdido no marketing digital, não se preocupe, nós podemos lhe ajudar. Entre em contato conosco e vamos conversar!