Pós-vendas da Black Friday: como preparar esses clientes para as compras de natal

O natal está chegando e uma das melhores formas de aumentar a expectativa de faturamento é apostar no pós-vendas da Black Friday. Investir seus esforços nessa base de clientes pode gerar melhores margens de lucros e menores esforços.

Indice

Dezembro chegou e, com ele, as vendas da data mais esperada do ano pelo varejo: o natal! Mas você sabia que é possível melhorar a perspectiva de faturamento por meio do pós-vendas da Black Friday? Além de ter um alto potencial de aumento, essa estratégia é muito mais barata.

Neste artigo vamos mostrar por que você deve dar mais valor aos clientes conquistados em novembro e como fazer para aproveitá-los de forma mais efetiva nas vendas de natal. Então, fique atento às nossas dicas e boa leitura!

Por que se preocupar com o pós-vendas da Black Friday?

Muitos empresários, depois de concluída uma venda, não dão a devida importância para o cliente. Essas pessoas ainda pensam de acordo com a lógica de: “trato bem até que ele compre e, então, não preciso mais ter contato com ele até que ele queira comprar novamente”.

Essa prática causa diversos malefícios à empresa, tais como a péssima fama no mercado e o baixo nível de satisfação dos clientes. Nesse sentido, o pós-vendas da Black Friday é fundamental para evitá-los ao mesmo tempo em que proporciona importantes benefícios. Vamos falar sobre os principais a seguir.

Melhorar a experiência oferecida na Black Friday

A Black Friday é um momento do ano em que as pessoas buscam preço acima de tudo. Entretanto, isso não quer dizer que elas não exigirão qualidade e bom atendimento. Isso faz parte do que elas esperam como mínimo necessário.

Quando um estabelecimento consegue atender às expectativas durante os dias de maior correria, ele já está ganhando pontos com os seus consumidores. Por outro lado, quando a empresa se dedica ao pós-vendas, ela entrega algo além do esperado e isso tem um poder enorme frente aos clientes. Assim, eles ficam muito mais satisfeitos, o que gera mais indicações e novas compras.

Manter o contato ativo com novos clientes

Os estabelecimentos relacionados à alimentação, como restaurantes, lanchonetes e padaria, por exemplo, precisam manter a recorrência da clientela. Contudo, outros tipos vendem produtos que não têm a mesma frequência de saída. É o caso das lojas de vestuário, calçados e artigos de presentes.

Nesse segundo grupo, é mais comum encontrar empresários que não se preocupam em manter o contato com os clientes. O principal motivo para isso está na falta de perspectiva de compras no curto prazo. O que é um enorme erro, visto que é papel da empresa criar nas pessoas o desejo por seus produtos ou serviços.

Identificar a intenção de compras para o natal

Os dados obtidos ao longo do mês de novembro e no período de pós-vendas da Black Friday geram importantes análises. Uma delas é a identificação das intenções de compras para o natal. Elas podem ser conseguidas com base nas seguintes informações:

  • análise das vendas realizadas;
  • volume de vendas determinados produtos;
  • perfil demográfico dos compradores;
  • pesquisa junto aos clientes.

Como aproveitar os clientes conquistados nesse período?

Para conseguir aproveitar ao máximo o pós-vendas da Black Friday, é essencial utilizar algumas estratégias. A seguir, vamos detalhar as principais e mais efetivas. Acompanhe.

Use estratégias de inbound marketing

O inbound marketing possui diversas estratégias que contribuem para um aproveitamento otimizado da base de clientes. Cada uma das diferentes abordagens visa atrair as pessoas para que elas se interessem por seus produtos e serviços. Nos casos daquelas que já compraram, as táticas ajudam fidelizá-las e aumentar o ticket médio.

Entre as principais ações, destacamos:

  • e-mail de boas vindas, logo após a compra;
  • envio de ofertas de outros produtos;
  • envio de pesquisa de satisfação;
  • envio de conteúdos relevantes.

Conceda descontos especiais

Todo consumidor adora um desconto. Ainda mais aqueles que estão na pós-vendas da Black Friday. Então, esse é o momento de tentar uma venda a mais usando, principalmente o gatilho mental da exclusividade.

Para isso, você pode selecionar um grupo menor dos clientes de maior ticket médio e criar uma oferta exclusiva e bastante agressiva. Deixe bem claro na comunicação que trata-se de algo restrito, apenas para clientes especiais e não se esqueça de colocar um prazo curto e definitivo. Assim, você ainda ativa o senso de urgência, o que aumenta as chances de conversão.

Ofereça itens relacionados à última compra

Por fim, uma excelente forma de conseguir aumentar as vendas de natal para clientes da Black Friday é utilizando os conceitos de cross sell e up sell. Ambos consistem na oferta de produtos diretamente relacionados ao que foi adquirido. A diferença é que, no primeiro caso, os produtos são independentes e, no segundo, eles são complementares.

Para simplificar o entendimento, imagine que você vá a uma lanchonete e peça um sanduíche. Naturalmente, o atendente perguntará se você deseja uma bebida, para acompanhar (cross sell) e se gostaria de acrescentar algum ingrediente, como bacon e queijo extra (up sell). Note que você poderia pedir a bebida sem pedir o sanduíche, ao contrário dos acréscimos.

Como vimos, existe muito trabalho a ser feito no pós-vendas da Black Friday. Mas, agora que você já sabe todas essas possibilidades, basta arregaçar as mangas e botar tudo em prática. Mesmo que o seu faturamento não tenha sido tão bom quanto o esperado em novembro, você pode reverter essa situação no natal.

Gostou deste artigo? Então compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais!

Compartilhe