Tipos de Sites: Quais existem e qual o mais adequado para o seu negócio

Existem diversos tipos de sites e cada um deles atende a finalidades diferentes, além de ser muito importante conhecê-los para encontrar aquele que melhor representa o seu negócio. Conheça cada um deles neste artigo, mostrando suas principais características e utilidades.

Indice

A presença digital se tornou algo fundamental para o sucesso de um empresa nos dias atuais. Contudo, existem diversos tipos de sites e cada um deles atende a finalidades diferentes. Sendo assim, é muito importante conhecê-los a fim de encontrar aquele que melhor representa o seu negócio.

Então, vamos explicar cada um deles neste artigo, mostrando suas principais características e utilidades. Com isso, ficará bem mais fácil definir qual deles escolher na hora de criar ou renovar o seu site. Confira!

Site Institucional

O site institucional ainda é o tipo mais usado pela maioria das empresas. Em geral, ele conta com até 5 páginas, nas quais são inseridas as informações sobre a empresa, os produtos ou serviços e uma página para contato. A maior vantagem dele é ser mais simples de fazer, por isso, mais barato.

Contudo, ele não é tão facilmente ranqueado nas ferramentas de buscas, como o Google. Para tal, é preciso investir um pouco mais em anúncios para atrair novos clientes. Mesmo assim, ele é muito importante para ajudar na presença digital da empresa.

Blog

O blog é um conjunto de páginas mais dinâmico. Ele é uma das principais formas de trabalhar o Marketing de Conteúdo, no qual a empresa fornece informações relevantes para seu público. Nele, é possível utilizar técnicas de SEO para aumentar as chances das páginas serem encontradas pelas pessoas nas buscas na internet.

Com isso, fica muito mais fácil atrair novos clientes e manter um canal mais próximo de comunicação com eles. Além disso, ele pode ser interligado às redes sociais da empresa, de forma a ter uma diversidade maior de pontos de acesso.

e-Commerce

Os e-Commerces são tipos de sites com o objetivo exclusivo de realizar vendas. Também são chamados de lojas virtuais ou comércio eletrônico. Eles permitem que toda a transação comercial seja feita de forma digital, via internet. Os clientes podem escolher seus itens, pagar por eles e recebê-los em suas casas.

Sendo assim, ele funciona tal qual um estabelecimento físico, sendo necessário ter gestão de estoque, planejamento logístico, negociação com fornecedores entre outras coisas. É importante ressaltar que as vendas online possuem algumas regras específicas, conforme descrito no Decreto 7.962/2013.

São sites um pouco mais complexos de serem criados e, conforme a robustez da demanda, podem ter um custo mais elevado.

Site One-page

O site One-page é caracterizado por conter apenas uma página. Sendo assim, todas as informações ficam em um lugar só e são carregadas à medida em que o usuário a percorre. A principal vantagem desse tipo de site é que ele é mais rápido, visto que não é necessário esperar pelo carregamento de cada página. É, inclusive, uma boa pedida para quem trabalha com o público mais jovem e que utiliza mais o celular.

Portais

Os portais são sites mais robustos que agregam diversos conteúdos. São como um jornal que possui vários cadernos, com várias páginas cada um. São utilizados por empresas cujo foco é ser uma fonte de informações. Alguns exemplos mais conhecidos de portais são o G1, Yahoo e Terra.

Como saber qual desses tipos de site é o ideal?

Bom, agora que você já conhece as características de cada um dos tipos de sites, é preciso identificar qual será o mais adequado para o seu negócio. Tudo vai depender, em primeiro lugar, do objetivo que sua empresa pretende alcançar e o que está disposta a oferecer. Outro ponto importante é conhecer bem a persona.

Diante disso, comece realizando uma análise detalhada do perfil do seu negócio e dos seus clientes. Isso vai ajudar a definir os melhores caminhos e, com isso, as melhores ferramentas. Lembre-se de pensar no curto, médio e longo prazos e verificar a capacidade financeira para realizar os planos desejados.

Acima de tudo, dê um passo de cada vez, mas não deixe de dar o primeiro. É muito importante que sua empresa evolua constantemente para garantir a competitividade. Seu público exige isso e o mercado pode acabar te engolindo se você não ficar esperto.

Lembrando que se você já tem um site, você deve realizar manutenções constantes e periódicas para manter seu site sempre adaptado às novas realidades do mercado e dos principais buscadores, além de deixar ele seguro e atualizado.

Se você gostou desse artigo e está precisando de um site para colocar seu negócio ou empresa na internet, entre em contato com a gente e solicite um orçamento!

Compartilhe