Como o desenvolvimento de equipes pode ajudar sua empresa a crescer mais rápido

Muito se fala em alta performance, gestão de qualidade, desenvolvimento de equipes e sua relação com o crescimento das empresas. Entretanto, o problema acontece quando tudo isso fica apenas no plano das ideias.

Você já parou para calcular o quanto deixa de ganhar quando seus funcionários não performam bem? Ou em qual é o impacto de ter um time desalinhado com os objetivos da sua empresa? Se não, está perdendo tempo e tempo, meus caros, é dinheiro.

Sendo assim, embarque conosco nessa viagem pelo conhecimento e veja o quanto o desenvolvimento dos profissionais impacta diretamente nos resultados do seu negócio.

Por que o desenvolvimento de equipes é importante?

Entender as dores, o contexto e perfil dos funcionários de sua empresa são fatores primordiais para iniciar a construção de uma equipe de alta performance.

Logo, da mesma forma que conhecer melhor seus clientes contribui para a criação de produtos e serviços melhores, entender o perfil de cada colaborador ajuda em seu crescimento pessoal e profissional. Portanto, o desenvolvimento deles deve estar entre as prioridade do negócio.  

Apesar disso, existem empresários que pensam na seguinte situação: “e se eu investir na capacitação dos meus empregados e eles forem embora?”. Se você ainda pensa assim, tente pensar pelo seguinte ângulo: “e se eles não forem capacitados e ficarem?”.

Então, confira algumas das vantagens de escolher acreditar no potencial de seus colaboradores.

Engajamento

Uma equipe engajada veste a camisa da empresa e divulga com orgulho sua marca. Ao oferecer uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, seus funcionários se sentirão parte importante do negócio.

O sentimento de pertencimento é um dos mais poderosos em uma relação desse tipo. Ele aumenta a euforia e sensação de bem-estar. Além disso, faz com que tenham um nível maior de satisfação.

Autonomia

Uma equipe devidamente desenvolvida é auto suficiente. Ou seja, ela tem autonomia para decidir e realizar ações importantes. Com isso, ela distribui melhor as funções entre seus integrantes, evitando sobrecarga de trabalho e acúmulo de tarefas.

Resultados

Com mais engajamento e autonomia os colaboradores produzem muito melhor. Assim sendo, eles são capazes de apresentar maior eficiência, menores custos e até mesmo melhoria na qualidade do produto ou serviços prestados ao cliente.

Dicas de como melhorar a performance da equipe

Para promover o desenvolvimento de equipes não basta apenas investir em formação técnica. O fortalecimento e redirecionamento da cultura é primordial. Ademais, proporcionar um ambiente mais amigável e saudável para os colaboradores é altamente benéfico e potencializador nessa questão.

Vale ressaltar que eles passam a maior parte das horas do dia à disposição da empresa. Nesse sentido, é importante estar atento aos pontos que listaremos, a seguir.

Melhore a comunicação

Mantenha sua equipe sempre informada e evite que existam as famosas “conversas de corredor”, nas quais notícias se espalham de forma não oficial. Uma boa prática é manter um quadro de gestão à vista em um local de grande circulação. Nele, garanta a publicação periódica e constante das ações, metas, acompanhamentos e resultados da empresa.

Promova o bem-estar

Preocupe-se com o clima dentro das equipes e da empresa como um todo. Afinal, um ambiente agradável e acolhedor influencia diretamente na produtividade de seu time. Sendo assim, implante programas que promovam o bem-estar dos colaboradores, não se esquecendo das questões físicas, como a ergonomia.

Estabeleça metas

Fique atento às metas pois elas precisam fazer sentido e serem condizentes com a realidade. Garanta que elas sejam pensadas e distribuídas de forma igualitária e equilibrada.

Portanto, lembre-se que cada indivíduo é único e possui habilidades e limitações. Faça com que essas características sejam a base norteadora para determinar os melhores desafios para cada um.

Ofereça incentivos

Premie e incentive aqueles que melhor performarem. Contudo, entenda sua equipe como um todo. Se o mesmo funcionário se destaca repetidamente, algo não está certo. Afinal, o ideal é que todos tenham a oportunidade de se desenvolver.

Avalie a situação e busque compreender o que leva aquele funcionário a ser o melhor sempre. Em contrapartida, entenda o que impede que os demais colegas alcancem resultados semelhantes. Enfim, o espírito competitivo deve ser estimulado, mas de forma saudável.

Concluindo, o desenvolvimento de equipes envolve diversos fatores que precisam ser analisados com cuidado. Seguindo estas dicas você conseguirá implementar boas práticas e ver seu negócio crescer de forma sustentável.

Se você gostou deste texto, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para que seus amigos também possam aprender algo novo.

Sobre o autor:

Amante de Tecnologia e Pessoas, Rafael Pimenta tem no currículo a Engenharia de Computação, Formação em Gestão de Recursos Humanos e especialização em Gestão Comportamental. Hoje está alocado na Vulpi como RhTech no time de Encantamento do Cliente. Nas horas vagas é fotógrafo. É pai dos gatinhos Amélie Polain e Olaff. Confira mais sobre ele em seu perfil no LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos atualizando nosso site, volte em breve ou ligue:
(31) 99491-5882!

Conheça nossas redes sociais