O que é a buyer persona e porque usá-la em sua empresa

Você que é empresário e está buscando uma forma de crescer seu negócio, já deve ter esbarrado em alguns conceitos do marketing digital. Dentre eles, a buyer persona é um dos mais importantes. Afinal, é ela quem direciona todas as estratégias de divulgação e comunicação com seus clientes.

Por isso, neste texto, vamos explicar o que ela é e como ela pode ser um ponto fundamental para atingir o tão esperado sucesso na internet. Confira!

Entenda o conceito de buyer persona

Buyer persona é um conceito que surgiu em meio a chamada revolução digital. Nesse momento, Alan Cooper percebeu que o conceito de público-alvo não era suficiente para alcançar os clientes ideais para o negócio. A partir disso, nasceu a persona, que nada mais é do que a representação do cliente ideal.

Em outras palavras, ela é um personagem semi-fictício criado com base em fatos reais da base de compradores. O ideal é que ela seja construída a partir de entrevistas com os melhores clientes. Além disso, é essencial analisar os dados de tráfego, volume de vendas de cada produto ou serviço entre outros.

O ponto mais importante é garantir que a persona criada seja a representação fiel do seu melhor cliente. Assim, será mais fácil de direcionar todas as suas ações e encontrar as pessoas com esse perfil para oferecer os seus produtos e serviços.

Veja os benefícios de criar uma persona para o seu negócio

A criação de uma persona é o ponto inicial para um boa estratégia de inbound marketing. Afinal ela ajuda a entender melhor quem é seu cliente ideal e quais são seus hábitos, dores e preferências.

Sendo assim, ela é fundamental para o seu sucesso. Confira, então, quais são os benefícios que a sua empresa pode obter ao adotar essa prática.

Ajuda na definição dos melhores canais de comunicação com os clientes

O comportamento das pessoas é bastante variado. Por isso, conhecer a fundo os hábitos dos potenciais clientes é essencial para acertar na escolha dos canais de divulgação e comunicação da empresa.

Desta forma, é possível descobrir quais são as redes sociais que a persona mais acessa. Além disso, também são identificados os canais de sua preferência, tais como e-mail, blog, redes sociais e como ela se comporta em cada um deles.

Ajuda na elaboração de conteúdos mais relevantes

Nem sempre as informações que você acha importante para seus clientes, são as que ele busca. E as pessoas anseiam pela resolução das suas dúvidas e problemas. Por isso é crucial que a sua empresa ofereça aquilo que ela procura.

Por meio de uma persona bem elaborada, você é capaz de entregar conteúdos de maior relevância. Portanto, ela associará a sua empresa à qualidade na resolução da dúvida ou problema que ela tem.

Melhora a integração entre os times de marketing e de vendas

Um problema muito comum nas empresas está na falta de comunicação efetiva entre os vendedores e o time de marketing. Isso acontece porque cada um possui um foco diferenciado. Sendo assim, nem todas as ações atendem aos dois lados.

Porém, por meio da persona, é possível identificar as necessidades do cliente de forma abrangente. Ou seja, tudo o que ele precisa desde o primeiro contato com a empresa até depois da compra.

Dessa forma, cada uma das equipes consegue explorar o melhor de si, sem prejudicar o trabalho da outra. Então, elas passam a trabalhar de forma integrada e todos saem ganhando.

Aumenta o volume de vendas

O resultado de todos esses esforços é o aumento das vendas. Afinal, você consegue promover ações que atraem exatamente as pessoas que têm maiores chances de se interessar pelo o que a sua empresa vende.

Sendo assim, cresce a quantidade de novos clientes. Adicionalmente, há uma melhoria no relacionamento com os antigos gerando mais vendas dentre eles.

Depois de conhecer todos esses benefícios, fica clara a importância de elaborar uma buyer persona para a sua empresa. Seus resultados podem dar um salto bem grande e seu negócio pode alcançar patamares extraordinários.

Agora que você já sabe a importância de conhecer e focar seus esforços no seu cliente ideal, veja como vender pela internet sem ter uma loja virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos atualizando nosso site, volte em breve ou ligue:
(31) 99491-5882!

Conheça nossas redes sociais