Como conquistar mais clientes usando as técnicas do live marketing

Conquistar novos clientes nem sempre é tão fácil. Afinal, as pessoas estão cada vez mais exigentes e a concorrência cada vez mais acirrada. Porém, existem diversas formas de chegar ao seu cliente e quem sabe até viralizar nas redes sociais. Através do live marketing é possível impactar seus consumidores de uma forma diferenciada, e ainda proporcionar resultados bastante positivos.

Apesar do conceito ser pouco conhecido, suas práticas provavelmente já lhe impactaram em algum momento da vida. Neste artigo, vamos mostrar o que ele é e como utilizá-lo de forma eficaz em sua empresa. Ao final, apresentaremos alguns exemplos práticos para servir de inspiração. Boa leitura!

O que é live marketing?

O live marketing, também conhecido como marketing de guerrilha ou de experiência, é definido como um conjunto de ações que garantam que o público tenha uma experiência viva com relação ao produto ou serviço que está sendo divulgado. Em outras palavras, são campanhas que trabalham o campo das sensações e sentimentos das pessoas.

Um exemplo prático é a degustação de produtos. Ainda que pareça algo simples, ela envolve uma experimentação multissensorial. O cliente pode tocar, cheirar, perceber a textura e sentir o gosto.

Porque fazer live marketing?

Criar campanhas de live marketing pode proporcionar uma série de benefícios, principalmente para o varejo. Vamos destacar alguns dos principais, a seguir. Acompanhe.

Maior interação com o público

As ações do marketing de experiência, em sua essência, usam a interatividade com um dos principais recursos. Diante disso, a proximidade com o público é acentuada e isso traz diversas vantagens secundárias.

À medida em que as interações vão se estabelecendo, sua equipe será capaz de conhecer melhor os consumidores e entender suas dores e anseios. Além disso, esse ambiente é bastante propício para que eles se manifestem, dando feedbacks e sugestões.

Fortalecimento do produto ou serviço

As campanhas de live marketing são excelentes para potencializar a entrada de um novo produto ou serviço. Afinal, elas proporcionam uma experiência mais completa e focada nos pontos fortes da proposta de valor.

Sendo assim, elas podem ser elaboradas com um foco específico, direcionando o cliente por um caminho que exalte as qualidades do produto ou serviço em questão ou até mesmo da marca. Note que não se trata de mentir ou omitir, mas sobre explorar de forma direta o seu potencial.

Resultados de longo prazo

Uma ação de live marketing pode ser realizada em apenas uma tarde, mas, na mente dos participantes, pode ficar registrado para toda a vida. Ao contrário do marketing promocional, que na maioria das vezes resumem-se a ações extremamente pontuais e passageiras, como a distribuição de panfletos.

Por isso, é tão importante que ela seja bem planejada e executada. A imagem do seu negócio pode ser transformado se conseguir causar a impressão correta.

Confira casos reais de live marketing

Agora que já vimos o que é e qual sua importância, vamos mostrar alguns exemplos de ações que foram um grande sucesso e que inspiram outras empresas, como a sua, a inovar e oferecer algo diferenciado aos seus clientes.

Coca-cola e o “bip feliz”

A Coca-cola é uma empresa que investe pesado em ações de live marketing. Ela tem diversos exemplos espalhados pelo mundo todo, mas escolhemos um que foi realizado aqui mesmo no Brasil.

Ela fez uma alteração no som emitido pela leitora de código de barras no caixa de um supermercado, de forma que os clientes se surpreendiam ao ouvir algo diferente do esperado. Confira as reações no vídeo abaixo:

CNA – Alunos e idosos americanos

A rede de escolas de inglês CNA precisava estimular seus alunos a aprimorar sua conversação. Contudo, alguns deles não tinham disponibilidade financeira para viajar e ter contato com nativos de língua inglesa.

Então, desenvolveram uma plataforma para colocá-los em contato direto com idosos que vivem em um lar, nos EUA. Foi uma ação que trouxe experiências positivas para ambos os lados. Os estudantes puderam conversar com pessoas experientes e os idosos ganharam novos amigos. Veja o resultado:

 

Livros que funcionam como passagem

A editora L&M, que possui diversas publicações de livros de bolso, aproveitou o dia do livro para fazer uma campanha de incentivo à leitura no metrô da cidade de São Paulo.

Ela distribuiu gratuitamente unidades com clássicos da literatura com cartões de passagem embutidos. Dessa forma, eles podiam ser usados nas catracas e lidos durante a viagem entre as estações. Confira o vídeo dessa ação:

 

Outdoor ao vivo de barbearia

Agora, vamos a um exemplo de uma empresa pequena.  A barbearia El Señor promoveu uma ação inusitada na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Eles montaram uma estrutura de salão em um outdoor e passaram várias horas prestando os serviços ali.

Isso atraiu as pessoas que passavam de carro pela avenida e, com certeza, tornou a marca muito mais conhecida. Veja como foi:

 

Mamíferos da Parmalat

Por fim, quem viveu na década de 90 com certeza se lembra da propaganda dos mamíferos da Parmalat. A empresa precisava aumentar sua venda de leite de caixinha e notou que boa parte de seus consumidores eram pais de bebês.

Com isso, elaboraram uma peça publicitária que mexeu com o emocional dessas pessoas. A intenção era mostrar que filhotes de mamíferos precisavam de leite, tanto quanto os “filhotes” de seres humanos.

Se você nunca viu, vale a pena conferir abaixo. Trazendo as crianças para interpretar os animais, a Parmalat criou uma conexão perfeita entre a mensagem que ela pretendia passar e o adicional emocional.

 

Como vimos, ideias não faltam para inovar na promoção de produtos e serviços. Usando o live marketing sua loja pode alcançar os consumidores de forma muito mais impactante e positiva.

Você já conhecia esses exemplos que mostramos? De qual você gostou mais? Conte para a gente nos comentários.

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