Atendimento ao Cliente: como criar experiências diferenciadas no seu negócio

O atendimento ao cliente é um dos pontos mais importantes na avaliação que eles fazem da sua empresa. Itens como preço e qualidade muitas vezes são deixados de lado quando uma pessoa não se sente bem atendida.

Por isso, é muito importante saber como melhorar a relação com seu público ao longo de toda a jornada de compra. Assim, você garantirá uma clientela muito mais satisfeita e engajada.

Portanto, neste artigo, vamos dar algumas dicas simples, mas muito importantes, sobre como proporcionar uma experiência diferenciada a seus clientes. Então, não deixe de ler até o final e aproveite!

Dê mais que atenção

O primeiro ponto que iremos destacar para um bom atendimento ao cliente é que as pessoas precisam de atenção. Muitos empresários sobrecarregam seus atendentes tentando otimizar a mão de obra. Porém, isso pode acabar afastando os consumidores.

Você já deve ter passado pela situação de ser atendido em uma loja por um vendedor que se desdobrava para atender a várias pessoas ao mesmo tempo, não é mesmo? No final das contas, ele provavelmente atendeu muito mal a todas elas.

Sendo assim, na hora de fazer uma nova compra, essas pessoas se lembrarão desse momento. Fatalmente, as chances de elas escolherem um concorrente acabam aumentando.

No mundo digital a situação é semelhante. Portanto, se seus clientes ou possíveis clientes não receberem a devida atenção eles não voltarão a fazer contato com você. Então, sempre tenha muito cuidado na forma como você reage com seus clientes nas redes sociais ou site.

Solucione problemas

Para conseguir realizar um atendimento, antes de tudo é preciso entender que a sua empresa nasceu para resolver problemas. Por exemplo: se você dono de uma loja de roupas, seja física ou virtual, Você está evitando que seus clientes fiquem pelados. Ou seja, essa é a raiz da questão.

Ou seja, antes de pensar em seu produto ou serviço, pense no problema que ele resolverá para seu cliente. Assim ficará mais fácil se colocar no lugar dele e atendê-lo de forma mais personalizada.

Na loja de roupas por exemplo, entenda quem é seu cliente, procure saber sobre moda e tendências, ou até mesmo situações ligadas a épocas do ano. Veja se a compra está relacionada a alguma ocasião específica e se o cliente tem preferência por modelos ou cores.

Além disso, entenda se o cliente precisa de produtos extras, como acessórios e peças complementares. Mas lembre-se, ofereça de forma natural e não force a barra. Deixe o cliente a vontade para que ele entenda que as escolhas são dele. Assim, ele sempre voltará na sua loja ou site para que você o ajude.

Surpreenda positivamente

Imagine a seguinte situação: um filho chega em casa, após a aula, com uma prova em mãos. Nela, ele conseguiu uma excelente pontuação, acima da média de sua turma. Ao mostrá-la para sua mãe, ela responde com a célebre frase: “não fez mais do que a sua obrigação”.

Bom, é assim que os consumidores se sentem quando seus atendentes e vendedores são meramente educados. Por mais que você ache está acima da média, na verdade está cumprindo apenas o básico esperado.

Agora, imagine que essa mesma criança chega em casa com uma indicação da escola para representá-la em um competição de conhecimento. Apenas os alunos diferenciados conseguem uma oportunidade dessa. Isso sim pode surpreender a mãe dessa criança.

Por isso, é preciso ir além, tornar a relação ainda mais próxima com seu público. Oferecer vantagens que seu cliente não está esperando. Ou seja, se antecipar aos desejos que ele sequer havia pensado.

Um bom exemplo disso é a Nubank. O banco digital, que começou apenas como uma administradora de cartões de crédito, está em constante inovação. Porém, desde o princípio se preocupou em oferecer a melhor experiência aos seus clientes, surpreendendo e acumulando milhares de fãs no Brasil e no mundo.

Criar uma boa experiência e surpreender os clientes é a forma mais barata de fazer propaganda. Afinal, é natural que eles compartilhem a experiência com parentes e amigos. Inclusive, isso pode converter em novas vendas. É a chamada prova social, que faz com que novas pessoas confiem ainda mais no seu produto ou serviço.

Valorize o pós venda

O maior erro que as empresas ainda cometem é pensar que o atendimento ao cliente acaba assim que a compra é efetivada. Para a maioria dos negócios, essa etapa está apenas no começo da história. Em alguns setores é muito fácil pensar assim.

Imagine uma loja de móveis e eletrodomésticos, dependendo do produto que o cliente comprar, pode demorar meses até que ele compre um novo. Entretanto, essa não precisa ser a última transação dele. Afinal, a loja vende uma variedade grande de produtos diferentes ou complementares ao que já foi comprado.

Mantendo uma boa relação com esses clientes, é possível aumentar a quantidade de novas vendas a eles. Além disso, dar a devida atenção ao pós-vendas pode gerar recomendações. Isso é, os próprios clientes fazendo propaganda do negócio.

Diferenciar sua empresa dos concorrentes requer esforço e dedicação. Entretanto, não é uma tarefa difícil. Como vimos neste artigo, algumas coisas simples podem fazer uma grande diferença. Então, aproveite essas dicas e veja se você pode aprimorar o atendimento do seu estabelecimento, inclusive nas redes sociais.

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