Como o marketing pelo WhatsApp pode ajudar o seu negócio

O uso do marketing pelo WhatsApp já é uma realidade na maioria das empresas. Apesar disso, muitas delas ainda cometem erros preocupantes ao utilizar a ferramenta. Com isso, as ações podem não gerar os resultados esperados, ou pior, podem surtir efeitos negativos. Mas vamos mostrar neste artigo que não há motivo para pânico!

Então, confira porque você deve usar a versão business do aplicativos e quais são os pontos que precisa se atentar para garantir excelentes resultados. Boa leitura!

Por que usar o WhatsApp Business e não o pessoal?

O WhatsApp foi criado para ajudar as pessoas a se comunicarem de forma mais fácil pela internet. Sendo assim, suas intenções iniciais não envolviam questões profissionais. Contudo as empresas enxergaram o potencial de atuação por meio da ferramenta e, naturalmente, começaram a utilizar para fins comerciais. Percebendo isso, foi criado o WhatsApp Business.

Essa versão do app tem basicamente 2 vantagens fundamentais. A primeira é o aumento da confiabilidade da conta por parte dos usuários. Para isso, as contas empresariais contarão com um selo de verificação, como já acontece em outras redes sociais como o Twitter, Facebook e Instagram.

A segunda é que ela permite maior gerenciabilidade nas comunicações entre a empresa e os clientes. Além da geração de relatórios de envios, recebimentos e leituras das mensagens, ele também ajuda com a automatização de mensagens e configuração de períodos de ausências.

Além de todas essas vantagens fica muito mais fácil separar as mensagens pessoais das profissionais. Isso ajuda no foco durante o expediente e evita que mensagens importantes se percam em meio aos diversos grupos.

Como garantir um bom marketing pelo WhatsApp?

Para fazer um bom trabalho de marketing pelo WhatsApp é preciso respeitar algumas regras e boas práticas. Elas ajudam a aumentar o potencial das ações e ainda evitam rejeições, bloqueios e demais inconvenientes. Veja, a seguir, as nossas dicas.

Planeje-se antes de disponibilizar o serviço

Antes de sair divulgando o número do WhatsApp da empresa em todos os lugares, é importante definir algumas coisas. Afinal, trata-se de um canal de atendimento que precisa seguir um processo predeterminado. Dessa forma, planeje uma estratégia e prepare a sua equipe para a novidade. Alguns dos pontos mais relevantes nesse momento são:

  • horário de atendimento;
  • tipo de linguagem a ser utilizada (mais formal, mais descontraída etc.);
  • quais informações poderão ou não ser passadas;
  • quais são as dúvidas recorrentes que podem ter respostas prontas.

Crie grupos

A criação de grupos é uma estratégia muito poderosa no marketing pelo WhatsApp. Todavia eles requerem alguns cuidados para evitar problemas de diversas naturezas. Uma situação muito comum é que as pessoas tenham excessos de grupos. Com isso a grande maioria das mensagens acaba sendo completamente ignorada, visto que o volume de informações é muito alto e nem sempre elas são do seu interesse.

Por isso é fundamental estabelecer regras para evitar que sejam criadas conversas fora do assunto principal do grupo. Isso faz com que os integrantes tenham foco e todos saibam o que esperar. Mas tenha cuidado para que ele não fique “às moscas”. Mantenha-o ativo, responda as mensagens e envie conteúdos com frequência.

Use listas de transmissão

As listas de transmissão são muito interessantes para fazer divulgações em massa. Por meio delas é possível enviar mensagens privadas para até 256 contatos de uma vez só. É uma das melhores e mais eficientes formas de fazer “panfletagem digital”.

Porém essa prática tem alguns pontos de observação importantes. O primeiro deles é que apenas os destinatários que tem o seu número salvo na agenda receberão as mensagens. Sendo assim, é preciso orientá-los quanto a isso. Além disso, é essencial se atentar ao volume de mensagens enviadas. Porque, ao contrário dos panfletos de papel, o cliente pode bloquear seu número se ele se sentir incomodado.

Elabore respostas padronizadas

É muito comum que os clientes tenham questionamentos semelhantes e você pode usar isso a seu favor. Crie um documento com as respostas para as dúvidas recorrentes. Isso vai facilitar o trabalho dos atendentes, além de evitar que informações erradas ou imprecisas sejam passadas.

Determine um horário de atendimento

O uso do atendimento via WhatsApp ajuda a dar mais flexibilidade para os clientes, mas pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça se não forem impostos alguns limites. Por isso, é necessário informar a eles informações como:

  • horário de atendimento;
  • prazo de resposta;
  • canais alternativos de contato.

Não deixe os clientes sem resposta

Esse é um dos pontos mas impactantes no uso do marketing pelo WhatsApp, visto que é a sua oportunidade de mostrar um diferencial. Muitas empresas usam as listas de transmissão e os grupos para enviar as peças de divulgação, mas esquecem-se de verificar se houve algum retorno. Esse é um erro terrível, com consequências igualmente ruins.

As pessoas esperam agilidade e prontidão quando usam esse meio de comunicação. Portanto, é preciso garantir o menor tempo de retorno possível, mostrando que existe um ser humano dando a devida atenção do outro lado da linha. As respostas pré-definidas vão ajudar bastante nesse sentido, mas não se limite a elas. Quanto mais pessoalidade for usada, maior será a satisfação do cliente.

Aproveite o stories

Nossa última dica diz respeito a uma funcionalidade relativamente nova na ferramenta. Os stories são mensagens que ficam disponíveis apenas por 24 horas, mas que são uma forma muito eficaz de fazer a propaganda do seu negócio. Nele podem ser apresentadas as novidades, promoções e coisas relacionadas o dia a dia da empresa. Se o seu público for mais jovem, essa é uma estratégia praticamente obrigatória!

Enfim, fazer o uso do marketing pelo WhatsApp podem garantir muitos benefícios para seu negócio, como o aumento da abrangência das divulgações e a maior proximidade e interação com seus clientes. Adotando os cuidados que mostramos neste artigo, seus resultados serão ainda melhores.

Se você gostou deste conteúdo e está pensando em melhorar sua comunicação por meio do WhatsApp, uma preocupação adicional deve ser com a qualidade das imagens. Então, veja como criar artes para a divulgação do seu negócio.

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