Minha empresa é pequena, porque devo fazer divulgação pela internet?

Pequenos negócios são os mais beneficiados pela divulgação via internet. Por lá é mais fácil encontrar os melhores clientes além de precisar de pouco investimento financeiro. Seja por conta própria ou com a ajuda de profissionais, é uma estratégia que vale muito a pena.

Indice

A gestão de um pequeno negócio envolve uma série de desafios. O mais importante deles é o de conseguir superar os concorrentes na luta pelos melhores clientes. Nesse sentido, é preciso adotar estratégias que permitam alcançar esses consumidores para mostrá-los o seu diferencial. A maneira mais barata e eficaz de conseguir isso é fazendo a divulgação pela internet.

Se você ainda tem receio de que a web não seja tão vantajosa para o caso do seu negócio, separe 2 minutinhos para ler este artigo. Nele vamos falar sobre as principais vantagens desse tipo de estratégia, principalmente para empresas pequenas, como a sua. Então, aproveite e boa leitura!

A internet é onde as pessoas buscam pelas empresas

De acordo com dados do IBGE, mais de 116 milhões de brasileiros já tinham acesso à rede mundial de computadores até 2016, o que representa quase 65% da população. De lá para cá esse número já deve ter crescido, o que mostra que existe um grande potencial. Mas o ponto central não está na quantidade de pessoas em si, mas no seu comportamento de compra.

O novo hábito dos consumidores ao precisar de algo é, em primeiro lugar, procurar uma resposta no Google. Sendo assim, eles seguem as indicações dele na hora de tomar qualquer decisão. Eles escolhem onde comer, o que vestir, como se divertir, tudo por meio de uma pesquisa na internet. Se a sua empresa não está entre essas opções, fica mais difícil dessas pessoas lhe encontrarem.

Já existem concorrentes sendo encontrados

Como dissemos, as pessoas buscam por respostas na internet e sempre encontram algo. Mesmo que não seja exatamente o que buscavam, elas encontram uma solução para seus problemas e dúvidas. Isso significa que já existem empresas atuando por lá e conquistando clientes que poderiam ser seus!

Não há como negar que quem já está online tem vantagens, no plural. Esses estabelecimentos são mais fáceis de serem encontrados, ganham melhores recomendações e conseguem fidelizar ainda mais seus clientes. Com isso, eles crescem mais rápido e ganham mais força no mercado.

A divulgação pela internet pode sair até de graça

Existem diversas formas de fazer divulgação pela internet e boa parte delas não requer investimento financeiro. A principal delas é usando as redes sociais como o Facebook, Instagram e até mesmo o WhatsApp. Cada uma delas têm suas características e possibilidades, mas todas são válidas e podem trazer excelentes resultados.

Entretanto, também dá para fazer alguns anúncios para potencializar essas ações. As mídias pagas ajudam a aumentar o alcance da propaganda e, consequentemente, a efetividade das ações. Além disso, os investimentos em publicidade no Google são bem mais baratos que em rádio e TV, por exemplo e podem alcançar mais pessoas.

Dá para começar por conta própria

Por fim, um dos principais pontos que costumam gerar receio nos pequenos empresários é sobre o nível de dificuldade para encarar esse novo desafio. Já adiantamos que requer um certo esforço, mas que não é algo impossível de ser feito. Se o capital disponível ainda está pequeno, você pode começar aos poucos, interagindo pelas redes sociais. À medida em que as coisas forem crescendo, a estratégia pode ser adaptada.

O mais importante é começar a fazer a divulgação pela internet o mais rápido possível. Quanto mais tempo você demorar, mais espaço seus concorrentes ganham e mais clientes você perde. Então, pesquise um pouco mais sobre o assunto, aprenda a usar essas ferramentas e faça seu negócio decolar!

Inclusive, se você quiser começar agora mesmo, temos um conteúdo que vai ajudar bastante. Veja como vender pela internet sem ter um site.

Compartilhe