O comportamento do consumidor passou por diversas mudanças desde o surgimento e expansão da internet. Com isso, as empresas precisaram se adaptar para acompanhar essa tendência.
Se antes o bom atendimento era um diferencial, hoje ele se tornou item obrigatório. Além disso, muitos detalhes podem fazer uma diferença significativa nos resultados obtidos.
Portanto, conhecer tais mudanças e se preparar para elas é fundamental. Além de que, só assim é possível obter sucesso e crescimento no mercado.
Nesse sentido, vamos trazer informações importantes neste post sobre a forma como as pessoas realizam suas compras atualmente e como você, como empreendedor, pode se adaptar a esse novo cenário. Fique atento e boa leitura!
Características do comportamento de compra dos clientes
Antes da popularização da internet o comportamento de compra dos consumidores era mais passivo. Ou seja, eles ficavam à mercê do que as empresas disponibilizavam de informações em suas propagandas e materiais de divulgação.
Sendo assim, o poder estava nas mãos de quem vendia. Afinal, era possível ressaltar apenas as qualidades dos produtos e serviços. Além disso, o consumidor precisava ir até uma loja ou ligar para saber mais detalhes antes de comprar.
Hoje isso mudou! Com o acesso à internet em seus aparelhos celulares, todas as dúvidas podem ser tiradas em poucos cliques. Mesmo que a sua empresa não forneça essas informações, outros sites o farão.
Por isso, os sites que possuem o conteúdo que essas pessoas buscam se tornam suas principais referências. Isso quer dizer que, no momento de escolher onde comprar, serão desses locais que elas se lembrarão. Portanto, é essencial que a sua empresa esteja preparada para se tornar uma referência.
Principais mudanças que afetaram o comportamento do consumidor
A alteração na forma como as pessoas interagem com o mercado foi provocada por diversos fatores. Porém, os principais serão explicados a seguir. Acompanhe.
Avanços tecnológicos
O principal motivador da mudança no comportamento do consumidor é o avanço da tecnologia. Inclusive, boa parte das diferenças só foram possíveis por causa disso.
Imagine seus pais ou avós, quando adolescentes, precisando comprar uma roupa nova. Eles não tinham como acompanhar as blogueiras para saber qual é a moda da estação. Muito menos, podiam comparar os preços de várias lojas em menos de meia hora. No máximo, eles podiam ver revistas e andar pelos centros comerciais.
Ou seja, a tecnologia trouxe muitas vantagens para os consumidores, como ter um catálogo de roupas na palma de suas mãos, ou até mesmo ver as maiores tendências da época. Com isso, eles ganharam em poder de busca e negociação, além poder serem mais exigentes com o produto.
Fatores psicológicos e emocionais
Outro importante ponto de mudança a ser destacado no comportamento do consumidor são os fatores psicológicos e emocionais. Nesse sentido, a mídia exerce forte influência sobre a forma como as pessoas vivem desde o surgimento da televisão.
Com a chegada e expansão das redes sociais esse fator se fortaleceu ainda mais. Principalmente por proporcionar maior alcance das mensagens e mais proximidade e interação com os receptores.
Você já deve ter feito ou visto alguém fazer algo por influência de alguma pessoa famosa. E não estamos nos referindo apenas aos artistas, como atores e cantores. Mas também escritores, médicos, advogados entre outros tantos.
Atualmente, qualquer pessoa pode influenciar outras por meio da internet. Existem até mesmo técnicas de persuasão específicas para isso.
Fatores sociais
Os fatores sociais estão diretamente relacionados aos psicológicos e emocionais. Em primeiro lugar, porque o ser humano é um ser social. Isso significa que viver em sociedade faz parte de suas necessidades básicas. Ou seja, ele se sente melhor quando tem a aprovação e aceitação de outras pessoas.
Se antes as pessoas tinham contato apenas com familiares, amigos próximos e meia dúzia de colegas de escola e trabalho, hoje estamos conectados com o mundo todo. Isso proporciona um senso de coletividade bastante diferente.
Estamos sempre ouvindo a opinião de pessoas que consideramos referenciais em um determinado assunto. Isso não é uma característica negativa ou um sinal de falta de personalidade. Muito pelo contrário, faz parte da natureza humana.
Ser aceito e estar em sintonia com seu grupo é fundamental para a saúde psicológica de cada pessoa e é uma natural que os indivíduos se guiem pelas decisões da maioria do grupo.
Fatores chave para conquistar os consumidores atuais
Diante de todas essas mudanças no comportamento do consumidor, fica evidente a necessidade de adequação do mercado. Boa parte das empresas já perceberam esse movimento e saíram na frente. Mas, nunca é tarde para começar.
Para isso, vamos dar algumas dicas que ajudarão a sua empresa a se adequar da melhor forma e atrair mais clientes. Confira.
Ter um bom site
Apenas ter um site não é suficiente para satisfazer as necessidades dos consumidores atuais. Ele precisa ser bem estruturado, se adaptar a dispositivos móveis, fornecer informações relevantes e deve estar sempre atualizado, pensando na otimização para os motores de busca.
Agora, se a sua empresa ainda não tem um site, é bom se atentar para começar da forma certa. Talvez nem seja preciso saber programação para criá-lo. Porém, é fundamental seguir algumas diretrizes para que ele obtenha um bom retorno. Explicamos melhor sobre isso nesse artigo.
Oferecer algo de valor para os clientes
Seus clientes não estão buscando produtos ou serviços. Eles procuram pela solução de problemas.
Imagine que você queira comprar um celular. Com certeza, você buscará diversas informações sobre os aparelhos disponíveis no mercado. Seu critério de escolha não se resumirá a preço, mas ao fator custo-benefício.
Sendo assim, o que você está buscando, na verdade, não é o produto, mas sim o que ele oferece. Ou seja, a capacidade de se comunicar com as pessoas por meio de voz, texto e vídeo, além da realização de pesquisas de forma facilitada.
O smartphone que melhor atender a essas necessidades, com o menor preço, provavelmente será o escolhido. Inclusive, boa parte das pessoas se dispõem a pagar um pouco mais por um uma vantagem diferenciada.
Pensando nisso, seus clientes precisam notar o valor dos seus produtos ou serviços. Eles devem entender como sua empresa pode resolver os seus problemas. Assim, você estará facilitando a decisão deles.
Focar no sucesso do cliente
Oferecer um bom atendimento ou um bom pós-venda já foi um diferencial. Hoje em dia, é o mínimo esperado. O que os consumidores buscam é uma empresa que os entenda e ajude a resolver sua questões.
Portanto, é necessário agir de forma mais abrangente e empática. Coloque-se no lugar do cliente e pense em coisas simples que sua empresa poderia fazer além do básico que, para ele, faria toda a diferença.
Enfim, o comportamento do consumidor mudou. Ele está muito mais exigente e esperto que antigamente. Porém, você, como gestor, é capaz de entender esse novo cenário e adaptar seu negócio a ele. Então, mãos à obra!
Para se manter sempre atualizado, acompanhe nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram.