7 motivos para divulgar o seu negócio na internet

Você acha que sua empresa não precisa estar na internet ou que isso não vai surtir efeito em seu negócio? Então, confira esses 7 motivos e repense suas estratégias de divulgação!

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Manter uma empresa lucrativa nos dias de hoje tem sido um desafio e tanto. Além da concorrência sempre crescente, é preciso acompanhar as inovações tecnológicas para se manter competitivo. Nesse sentido, a principal atitude que você pode tomar é divulgar na internet o seu negócio.

A web é um ambiente com muitas possibilidades, quando bem aproveitada. Como explicamos em outro artigo, não basta ter uma fan page ou um site para declarar que a sua empresa tenha presença digital. Por outro lado, não é preciso gastar uma fortuna ou ficar refém de agências para conseguir um destaque. Boa parte do trabalho pode ser feito internamente de forma bastante eficaz.

Diante disso, vamos falar sobre os principais motivos que levaram tantas empresas a estarem presentes e ativas na internet atualmente. Você vai perceber que essa pode ser a grande inspiração (ou sacada) que faltava para você divulgar seu negócio e alavancar as suas vendas. Confira!

1. Seus clientes já estão na web

O primeiro motivo é, também, o mais importante de todos. Quando você pensa em qualquer estratégia de divulgação dos seus produtos ou serviços, os canais de comunicação são peças chave na efetividade das ações. Afinal, de nada adianta fazer um lindo outdoor se seus clientes passam boa parte do tempo dentro de suas casas.

Desde a popularização dos Smartfones, a internet se tornou um dos canais de comunicação mais acessíveis entre a sua empresa e os seus consumidores. Principalmente por meio das redes sociais.

Por isso, a sua marca precisa estar presente nesses locais. Existem diversas formas de aumentar a sua presença digital. Então, estude e pesquise bastante até encontrar aquela que melhor se adéqua à realidade do seu negócio.

2. Seus concorrentes também já estão na web

Centenas de milhares de empresas já estão no meio digital. E não importa se o seu empreendimento é pequeno ou grande, você está concorrendo com o mundo inteiro!

Isso acontece porque todas elas podem disputar clientes em um mesmo local: a internet! Faça um teste simples. Vá ao Google e busque pelo produto ou serviço que sua empresa oferece. Veja no resultado a quantidade de organizações, do mundo todo, que estão sendo encontrados pelos clientes que poderiam ser seus!

Ou seja, enquanto você está parado esperando que as pessoas te encontrem ou fazendo um esforço enorme para ir atrás delas, seus concorrentes estão bem à frente, gastando muito menos para isso.

E por falar em gastar menos, veja o próximo motivo.

3. É a forma mais barata de promover a sua marca

Você acha que criar um site, perfis nas redes sociais e manter a sua empresa ativa na internet custa muito caro? Então, você precisa se atualizar!

Com todas as evoluções tecnológicas das últimas décadas a criação de sites bonitos e atrativos se tornou muito fácil e barato. É possível criar um simples, mas de muita qualidade utilizando ferramentas gratuitas e sem a necessidade de contratação de um profissional especialista.

<< Veja como criar um site do zero sem precisar de um programador >>

Para as redes sociais, é preciso se dedicar adequadamente. Afinal, criar página no Facebook, perfil no Instagram, LinkedIn e Twitter de nada irão adiantar se eles não forem atualizados constantemente. Além disso, é importante que todas as interações sejam devidamente respondidas em tempo hábil.

Você pode delegar essa função para uma pessoa da sua equipe atual, caso seu negócio seja bem pequeno, ou também pode contratar alguém para cuidar disso. É importante também considerar uma verba para fazer alguns anúncios para ajudar a divulgar na internet.

Mesmo considerando os custos de uma contratação, mais os custos com campanhas de anúncios, os valores são muito inferiores quando comparados a diversas outras formas de divulgação, como rádio, TV e impressos. Além do mais, os resultados são muito mais efetivos, como vamos conferir no próximo tópico.

4. É a forma mais efetiva de promover sua marca

Você alguma vez já parou para pensar em como as empresas fazem para saber quantos clientes vieram até elas através de um anúncio no rádio? Não tem como medir! Pelo menos não com precisão.

Talvez até seja possível perceber um aumento nas vendas, mas não há como atribuir esse crédito exclusivamente para aquela campanha de rádio.

Por outro lado, ao divulgar na internet é possível medir tudo. Todas as ações realizadas na web são rastreáveis e geram dados valiosos para sua estratégia de divulgação. É possível saber quantas pessoas viram seus anúncios, quantas pessoas entraram no seu site, quantas delas deixaram um e-mail de contato e até mesmo sinalizaram alguma intenção de compra.

Além disso, os anúncios e conteúdos podem ser mais focados nas necessidades do seu cliente ideal, de forma a aumentar as chances de alcançar as pessoas certas. Adicionalmente, você pode utilizar a segmentação de público para direcionar melhor seus esforços e potencializar os resultados.

5. O crescimento do seu negócio será inevitável

Se você tem uma ótima ideia ou produto e acredita que seu negócio merece crescer, imagine onde sua empresa pode chegar se mais pessoas a conhecerem! Pois é exatamente isso que acontece quando você começar a divulgar na internet.

Fora da web, o alcance da sua marca fica totalmente limitado. Além disso, dependendo do tipo de negócio e da sua localização, ele pode ficar restrito a pouquíssimos quarteirões. Contudo, no meio digital o alcance é global e as chances de crescimento são infinitas.

Por meio das estratégias certas, sua empresa pode conseguir novos clientes, aumentar o volume de vendas e até conquistar mais presença de mercado. Sendo assim, não são raros os casos em que o crescimento foi muito acima do esperado, gerando até mesmo lista de espera de clientes. Então, já pensou em ter pessoas esperando para serem suas clientes?

6. A fidelidade dos seus clientes será maior

Os clientes gostam de um bom atendimento, produtos e serviços de qualidade e, acima de tudo, de atenção. Por meio de diversas ferramentas digitais a sua empresa pode se dedicar muito mais a cada um deles.

Contudo, não é necessário criar estratégias mirabolantes. Coisas simples, como o envio de uma mensagem de aniversário, um e-mail com um desconto especial, ou até mesmo uma mensagem de bom dia podem surtir um efeito incrível. Atitudes que mostrem que você se importa com seu cliente podem torná-lo eternamente fiel à sua marca.

Lembra quando citamos as interações nas redes sociais? Pois bem, nesse caso elas são fundamentais. Um simples comentário respondido demonstra que a sua empresa está viva e ouvindo o que os clientes têm a dizer. Com isso, eles se sentem mais importantes e retribuem com fidelidade e divulgação positiva.

7. Seu controle financeiro será muito maior

Gastos com panfletos, carros de som, anúncios no jornal do bairro e coisas afins, podem até gerar alguns clientes. Mas nada se compara ao alcance conseguido por ao divulgar na internet.

Enquanto uma panfletagem é feita de forma totalmente aleatória, onde a única variável que se consegue definir é a localização em que eles serão entregues, os anúncios de campanhas digitais possuem direcionamentos muito mais específicos.

Neles, é possível determinar fatores que vão desde os canais onde os anúncios serão veiculados até as características demográficas e de interesse das pessoas para as quais eles serão exibidos. Tudo para garantir que o seu investimento seja direcionado para as pessoas que realmente têm tendência de adquirirem o seu produto ou serviço.

Com isso, o custo de aquisição do cliente cai consideravelmente. E você pode ter uma melhor previsibilidade dos custos com divulgação e expansão da marca.

Não espere mais para divulgar na internet

Depois de ler todos esses motivos, você deve estar muito mais animado para começar sua trajetória no mundo virtual. O primeiro e mais importante passo você já deu: buscou por informações!

Então, para ter sucesso ao divulgar na internet é fundamental estudar muito, ser curioso e ter fome de conhecimento. O aprendizado deve ser constante para garantir que a sua empresa esteja sempre à frente.

Aqui no nosso blog, você vai encontrar uma série de materiais que vão ajudar nessa caminhada. Além disso, participe de grupos nas redes sociais, vá em eventos sobre o assunto e faça alguns cursos sobre os temas que tiver maior dificuldade.

Além disso, você pode contar conosco para tirar suas dúvidas, basta nos enviar uma mensagem.

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