Dia das crianças: 12 dicas para vender mais nessa data

O dia das crianças está chegando e sua empresa precisa se preparar para essa data. Ainda que as vendas cresçam naturalmente em alguns setores, com a estratégia certa é possível aproveitar melhor ainda nesse período.

Indice

O dia das crianças está chegando! Essa é mais uma oportunidade de sua empresa alavancar as vendas e faturar mais um pouco antes da correria do final do ano.

Em homenagem à data (12 de outubro), preparamos um artigo especial com 12 dicas incríveis para você aproveitar melhor essa data tão importante para o varejo.

Sem enrolações, vamos às dicas!

1. Prepare seu estoque

Vamos começar nossa lista com um item muito importante: o estoque. Certifique-se de que você possui a quantidade e variedade necessárias para suprir as vendas esperadas. Lembre-se de que boa parte das compras acontecem às vésperas. Então, mesmo que as saídas ainda não tenham crescido, elas podem dar um grande salto no último dia.

2. Treine a sua equipe

Uma data como essa promove uma mudança significativa na rotina da sua loja. Contudo, os clientes não podem ser prejudicados por isso. Muito pelo contrário, eles devem receber um atendimento de excelência, independente do volume de atendimentos.

Portanto, é essencial treinar os funcionários e prepará-los para esse aumento na demanda no dia das crianças. Se o seu estabelecimento for diretamente ligado à crianças, como loja de brinquedos, por exemplo, verifique se vale a pena contratar mão de obra temporária.

3. Prepare a sua loja

Crianças adoram ambientes alegres e festivos, principalmente quando há uma data especial envolvida. No dia destinado a elas, é preciso caprichar na decoração da loja.

Uma boa dica é escolher os personagens de filmes e desenhos que tiveram maior procura nos últimos meses. Outro ponto importante é organizar os produtos de forma setorizada. Priorize aqueles que pretende vender mais no locais mais visíveis e acessíveis.

4. Entre em contato com seus clientes

Antes mesmo de começarem as vendas do dia das crianças você já pode instigar seus compradores. Aproveite a sua base de clientes cadastrados e envie um e-mail com algumas promoções.

Se sua lista for segmentada, melhor ainda. Assim, você pode enviar e-mails diferenciados, de acordo com as preferências de cada um. Isso ajuda o cliente a lembrar-se de você e querer voltar a comprar em seu estabelecimento.

5. Invista em personagens de filmes e desenhos da atualidade

As crianças são fascinadas por personagens de filmes e desenhos. Alguns são tradicionais e você pode investir sem medo de errar. É o caso de clássicos como as princesas Disney e os carrinhos da Hot Wheels.

Entretanto, todo ano surgem novos personagens e são eles que merecem destaque nas prateleiras. Sendo assim, é preciso ficar atento ao que a garotada anda assistindo. Pesquise sobre o assunto e não se esqueça de olhar as diferenças para cada faixa etária.

6. Considere os diferentes estilos de crianças

Sabemos que cada criança é única. Mas, assim como os adultos, elas podem ser identificar melhor com um grupo específico.

Por exemplo, existem aquelas que gostam mais de brincadeiras ao ar livre, outras que gostam mais dos jogos eletrônicos e, ainda, aquelas que gostam de atividades que estimulem a capacidade de raciocínio.

Além disso, é importante ter os produtos separados por idade e tamanho.

7. Atraia as crianças para a sua loja

Essa dica é ótima para antecipar as compras do dia das crianças. Ofereça atividades especiais para as crianças na semana que antecede ao feriado. Algumas ideias bastante atrativas são:

  • pipoca e algodão doce;
  • pintura facial;
  • oficinas de desenho;
  • brincadeiras guiadas por monitores entre outras.

Assim, as crianças atraem seus pais para a loja e ficam entretidas enquanto eles fazem suas compras.

8. Sugira compras adicionais

Muitas pessoas saem para comprar presentes sem a certeza do que irão levar. É nessa hora que o treinamento da sua equipe pode fazer a diferença. Pois seus vendedores podem ser capazes de aumentar o ticket médio após alguns minutos de conversa.

Mas é muito importante que essa oferta adicional não seja abusiva. Ofereça produtos complementares ou adicionais, mas nunca condicione a compra de um produto a outro ou a um serviço. Essa prática é a chamada venda casada, que é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

9. Distribua brindes

Quem não gosta de ganhar brindes, não é mesmo? Você pode realizar pequenos sorteios ao longo do dia para os clientes em compra. Outra forma é presentear os clientes que fizerem compras acima de determinado valor.

Ambas as opções podem incentivá-los a gastar mais do que planejavam inicialmente. Com isso, seu faturamento será ainda maior.

10. Crie promoções especiais

A palavra “promoção” tem um poder incrível sobre as pessoas. Mas, é preciso usá-la com sabedoria. Os consumidores estão cada dia mais atentos, então nada de criar falsas promoções!

Ofereça descontos reais, faça com que o comprador perceba vantagem ao comprar em sua loja. Seus concorrentes já estão criando descontos em suas lojas, não fique para trás!

11. Facilite o pagamento

Uma pessoa pode estar totalmente disposta a comprar o seu produto, mas se ela não tiver condições de arcar com a conta, de nada adianta. Por isso, é importante permitir uma certa variedade nas opções de pagamento.

Aceite cartões de crédito e débito e parcele os montantes maiores. Outra forma de ajudar seu cliente é oferecer descontos para as compras volumosas. Imagine uma avó de 6 netos que não pode deixar nenhum deles de fora? Ajudando-a com um desconto e parcelamento, o ticket será maior e ambos sairão satisfeitos da transação.

12. Não descuide do pós-vendas!

O relacionamento com seu cliente não termina após a venda. Muito pelo contrário, você pode começar uma relação duradoura e frutífera a partir desse momento. Basta dar a atenção necessária.

Uma prática bastante recomendada é enviar um e-mail agradecendo a compra e perguntando se tudo correu bem. Daí em diante, você pode enviar algumas promoções esporádicas, mensagem no aniversário e até mesmo alguns conteúdos que sejam do interesse dele.

Esse tipo de comunicação pode diminuir consideravelmente o custo de aquisição de clientes. Afinal, fazer o envio periódico de e-mails é muito mais barato que distribuir panfletos, por exemplo.

Seguindo todas essas dicas suas vendas no dia das crianças serão fantásticas. Se você ainda não começou, ainda dá tempo de aplicá-las. O importante é se preparar para garantir os melhores resultados.

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